Criciúma, 03 de abril de 2018

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, Santa Catarina realizará mais uma edição do movimento #secuidaSC. O evento acontecerá na Praça Nereu Ramos, na Avenida Getúlio Vargas, em Criciúma.

O principal objetivo é estimular a adoção de hábitos saudáveis como forma de diminuir os casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Além disso, o movimento #secuidaSC une-se ao tema da campanha do Dia Mundial da Saúde, “Saúde para Todos”, que em 2018 reforçará esse objetivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao longo dos seus 70 anos de existência.

“A adoção de hábitos saudáveis – como a eliminação do tabagismo, a alimentação saudável e equilibrada, a realização de atividade física regular e a redução no consumo de álcool – é uma escolha que serve para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida, tendo impacto tanto na redução da ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, como também na redução de outros transtornos.”, enfatiza Eduardo Macário, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).

Criado em 2016 pela Dive/SC, com evento realizado em Florianópolis, o movimento #secuidaSC foi descentralizado em 2017 para outras quatro regiões do estado: as Gerências Regionais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde de Palhoça, Itajaí, Tubarão e Lages aderiram ao movimento, considerando que os dados epidemiológicos reforçam a necessidade de conscientização de toda a população catarinense. Em 2018, com o apoio de diversas instituições regionais, Criciúma realizará o evento.

O evento #secuidaSCCriciúma começa a partir das 9h e contará com atividades físicas funcionais e atividades recreativas. Na programação, estão previstos aulões de dança com adolescentes, zumba, circuito funcional e contação de histórias. Além disso, apresentação de Jiu-jitsu, dicas sobre alimentação saudável, varal de receitas, distribuição de sementes e mudas de árvores frutíferas. Haverá também tendas para orientações sobre o combate ao uso de tabaco, álcool e outras drogas, avaliação de IMC, avalição postural, orientação para atividade física e circuito funcional. Serão ainda realizadas outras práticas integrativas, como auriculoterapia, cromoterapia, aromaterapia; sendo, também, repassadas informações sobre argiloterapia. Haverá apresentação da Banda do Exército 28º GAC, da Banda Marcial do CEDUP Abílio Paulo e apresentação folclórica.

O evento conta ainda com atividades da Rede Catarina sobre violência doméstica na cidade e proteção à mulher. A Estação Saúde promoverá a saúde por meio do estímulo à reeducação alimentar e à redução de peso com a prática de exercício. O evento contará também com a presença do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde e o Centro de Valorização da Vida. Além do mais, haverá orientações sobre como manter a mente saudável, preencher o Imposto de Renda e promover a saúde bucal.

O MOVIMENTO

O movimento #secuidaSC foi criado em setembro de 2016 pela Dive/SC como uma ação de Promoção da Saúde, com o objetivo de alertar a população para a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, da cessação do tabagismo e da redução do consumo de álcool. A primeira edição aconteceu em Florianópolis, com eventos em outubro e novembro daquele ano. O movimento conta com o apoio de diversas instituições e, dentre os parceiros, está o artista plástico Luciano Martins, que desenvolveu personagens exclusivos incentivando práticas saudáveis.

As ações envolvem a divulgação de mensagens positivas de promoção da saúde, estimulando seu compartilhamento por meio das redes sociais e dos aplicativos de conversas, da publicação de matérias especiais com dados estatísticos sobre as doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes e da realização de eventos.