São José, 03 de abril de 2018

O Hospital Regional de São José ganhou nesta segunda-feira (02) mais uma sala de cirurgia. O espaço reativado será destinado a cirurgias ortopédicas e faz parte dos esforços da Secretaria de Estado da Saúde e da direção do Hospital em melhorar o atendimento aos pacientes da região metropolitana de Florianópolis.Com isso, são nove salas cirúrgicas no hospital, incluindo duas de cardiologia. De acordo com o gerente técnico da unidade, Marcelo Zanchet, a reativação da sala permitirá agilizar procedimentos ortopédicos, que hoje se constituem na maior demanda do Hospital Regional.

Seguindo o compromisso assumido pelo Governo de Santa Catarina de ampliar o acesso à Saúde, a SES já contratou 70 novos técnicos em Enfermagem para o Regional e ainda pretende abrir vinte leitos na UTI neonatal no mês de abril.

O Hospital Regional de São José atende cerca de 28 mil pacientes por mês nas áreas de clinica médica, clinica cirurgica e materno infantil. Em média, a unidade realiza 900 cirurgias e 1500 internações mensais. Atualmente existem 300 leitos ativos e outros 40 no setor de emergência para observação.
“A dinâmica do hospital é realmente termos pessoas esperando leitos em corredores pela manhã. Conforme são realizadas as altas médicas, conseguimos acomodar todos no período da tarde”, afirma o diretor Valdir José Ferreira, destacando que as ações da Secretaria de Estado da Saúde no sentido de recuperar o atendimento no Hospital Florianópolis já estão surtindo efeito. “A parceria com o HF tem sido muito importante. A unidade está ajudando e alguns pacientes de menor complexidade estão sendo encaminhados”

Cerca de 30 leitos que estavam fechados foram reabertos no mês de março, ampliando a capacidade do Hospital Regional de São José. “Conseguimos agilizar altas e tornar o hospital mais humanizado”, completa.