Florianópolis, 19 de março de 2018.

A partir dessa segunda-feira, 19, o Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul, passa a contar com serviços de atendimento oncológico. A instituição presta 85% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e vem se especializando em procedimentos de alta complexidade. A obra teve início em Fevereiro de 2016 e foi concluída em Abril de 2017, com recursos do InvestSaúde do Governo do Estado, no valor de R$ 4.934.542,50.

Embora a inauguração oficial tenha ocorrido hoje, o atendimento no centro oncológico já vinha sendo realizado desde o início de Março, após a assinatura de um convênio de custeio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação de Saúde do Alto Vale (mantenedora do hospital) no valor de R$ 500 mil, a ser pago em quatro parcelas de R$ 125 mil.

O secretário adjunto da Saúde, Marcelo Lemos dos Reis, participou da inauguração e comentou sobre a importância do hospital que atende uma população de 280 mil habitantes. “Com a ativação do centro oncológico, os pacientes não precisarão mais se deslocar para atendimento em Lages ou Blumenau. Essa é mais uma ação da regionalização da Saúde”, disse o secretário. O Governo do Estado bancará financeiramente o centro oncológico até que o serviço seja credenciado pelo Ministério da Saúde e o hospital passe então a receber os valores do Governo Federal.