Florianópolis, 27 de fevereiro de 2018.

Na manhã desta terça-feira, 27, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, acompanhou o andamento do Projeto Ver, também conhecido por Mutirão de Cirurgias de Catarata, no Hospital Nossa Senhora da Penha, no município de Penha. Serão 1.400 procedimentos, com atendimento de 160 pacientes por dia, distribuídos conforme a demanda levantada pelos gestores municipais da Regional de Saúde da Foz do Rio Itajaí, entre os dias 20 a 28 de Fevereiro.

Uma das pacientes que realizaram a cirurgia hoje foi Márcia Maria Pereira, 49 anos, residente de Navegantes. Ele aguardava pelo procedimento há 4 anos. “Há seis anos não enxergava. É uma felicidade indescritível ver tudo isso”, falou emocionada Márcia.

“É muito gratificante conversar com essas pessoas que já não enxergavam, algumas há quatro, outras há 8 anos, e agora poderem enxergar novamente.Por isso nossa alegria e satisfação em proporcionar uma nova vida a eles, junto com esses profissionais incríveis que atuam no projeto. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais”, comentou Acélio Casagrande.

O valor de cada cirurgia é de R$ 771,60, conforme tabela do SUS, mais R$ 250,00 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor será custeado com fontes do Ministério da Saúde  (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2017 foram beneficiados com o mutirão de cirurgias as Macrorregiões do Grande Oeste, Meio Oeste, Serra Catarinense e parcialmente o Sul do Estado e a Grande Florianópolis.

Em Novembro de 2017 foram feitas 1.197 cirurgias de catarata em São Lourenço do Oeste. No mês seguinte do mesmo ano, Caçador, Iporã do Oeste e Içara realizaram, respectivamente, 897, 636 e 400 cirurgias de catarata. Entre os meses de Dezembro a Fevereiro/2018 foram feitas 300 cirurgias de catarata em Santo Amaro da Imperatriz.

Foto: Caroliny Nascimento