icone facebookicone twittericone instagram

Esclarecemos que os dados publicados na Lista de Espera do SUS de Santa Catarina são extraídos do Sistema Nacional de Regulação (SISREG ), desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde (MS).

A Superintendência de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de SC notificou o Ministério da Saúde, em momento anterior, referente a situação da necessidade de ajuste do cálculo da ‘Previsão de Atendimento do Paciente’ para alguns grupos de exames.

Cabe salientar que o DATASUS colocou em operação a nova fábrica de software em Setembro de 2018, e que esta equipe possui como uma das prioridades atuar no sistema SISREG e tratar possíveis inconsistências, dentre elas a ‘Previsão de Atendimento’, a qual em breve será disponibilizada.

Diante desta situação, onde o número de dias para atendimento está incoerente com a realidade, estão sendo tomadas algumas medidas:

1 – Ajuste no Portal da Lista de Espera: foi removida a informação da Previsão de Atendimento dos grupos de exames até que o DATASUS repasse a informação correta.

2 – O DATASUS foi novamente notificado diante da grave situação e solicitada prioridade para a revisão do cálculo.

Vale relembrar que o Estado de Santa Catarina está sendo referência nacional por ser pioneiro na divulgação de todas listas de espera na Internet, e não vem medindo esforços para aprimorar a regulação do acesso, bem como para garantir a transparência das ações e o acesso integral e equânime aos cidadãos.

Atualmente, os catarinenses, com a disponibilização online das filas, conseguem localizar suas informações, as quais até então eram desconhecidas, e pesquisar seus dados pelo documento do paciente (CPF ou Cartão Nacional do SUS), ou ainda, pela Central de Regulação e Procedimento, por meio do link www.listadeespera.saude.sc.gov.br.

Contamos com a compreensão de todos.