Santa Catarina foi o estado que conquistou o melhor desempenho na campanha nacional de cirurgias eletivas promovida pelo Ministério da Saúde.

O Governo do Estado vem seguindo à risca a compromisso de reforçar o processo de regionalização da Saúde e registrou 184% da meta prevista pelo Governo Federal na campanha, segundo levantamento divulgado pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas do MS.

A meta financeira inicialmente prevista era de R$ 8,3 milhões, mas a produção no estado foi de R$ 15,7 milhões. A diferença foi custeada pelo Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Sáude. Apenas entre janeiro e junho de 2018, as unidades catarinenses realizaram 18.761 cirurgias para a campanha de eletivas, sendo 15.441 procedimentos na especialidade de oftalmologia e 1485 na cirurgia geral. O Projeto Ver, que promoveu mutirões de catarata em diversas regiões do estado foi um dos grandes responsáveis pelo desempenho.

Além de Santa Catarina, Goías, com 140%, Bahia, com 121%, Paraná e Minas Gerais, com 115 e 113%, respectivamente, foram os que registraram melhores índices na realização de eletivas no país.

A Superintendente de Planejamento e Gestão do SUS na SES, Grace Ella Berenhauser, explica que a identificação das “demandas reprimidas” foi essencial para o sucesso da campanha de eletivas no Estado. “Os procedimentos oftalmológicos lideravam as filas, sendo mais que o dobro do segundo colocado. Foi nesse intuito que o Projeto Ver foi criado, devolvendo a visão a mais de 15 mil catarinenses somente em 2018”, afirma. “Isso só foi possível em parceria com hospitais que já fazem parte da nossa rede, através dos contratos firmados na Superintendência de Planejamento e Gestão na busca do fortalecimento da vocação de cada instituição hospitalar”.

Com o desempenho positivo dos estados, em especial Santa Catarina, o Governo Federal decidiu prorrogar a campanha nacional. A portaria número 2895, publicada na edição de 12 de setembro no Diário Oficial da União, reforça a estratégia de ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representa cerca de R$ 8,3 milhões a mais para Santa Catarina em 2018.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, o desempenho positivo representa que o Governo de Santa Catarina vem conseguindo conquistar um de seus principais objetivos, que é de acabar com as filas de espera por cirurgias e, principalmente, com a ambulancioterapia.

“Estamos tirando pessoas da fila que esperavam há muito tempo por um procedimento”, destaca lembrando que pacientes chegaram a ficar três ou quatro anos na fila para realizar uma cirurgia de catarata. “Graças ao sucesso da regionalização e da vocação dos hospitais de nosso estado, estamos recebendo mais essa etapa da campanha de eletivas, o que viabilizará milhares de novos atendimentos”.