icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, já realizou por meio de mutirão, 1,6 mil cirurgias de catarata em pacientes de 30 municípios do Extremo Oeste. A instituição procura agora renovar a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a execução de mais procedimentos de catarata, incluindo também as de glaucoma.

O secretário de Saúde e Assistência Social de Iporã do Oeste e presidente da Comissão Intergestores Regional (CIR) Extremo Oeste, Mauro Barella, esteve nesta quarta-feira, 20, com o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, e com a superintendente de Planejamento e Gestão do SUS da SES, Grace Ella Berenhauser, para efetivar a solicitação de novos procedimentos por meio do mutirão.

“Tivemos um mutirão de cirurgias de catarata no final do ano passado e outro neste ano. A SES entendeu a nossa proposta e estendeu para outras regiões. Não existe nada mais gratificante do que conversar com um paciente que acabou de sair de uma cirurgia de catarata porque o resultado é imediato”, elogiou Barella.

Na região, o Hospital de São Lourenço do Oeste também é parceiro do Estado no mutirão de cirurgias eletivas de catarata. Estão aptos a fazer o procedimento os pacientes que têm a indicação cirúrgica e constam da lista de espera de seus municípios. A cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente tem direito à consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.