icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital São José, de Criciúma, realiza mais uma edição do mutirão de cirurgias, proposto pelo Governo do Estado. A expectativa é realizar 150 procedimentos nas áreas de ortopedia e traumatologia até o final do mês deJulho. Uma nova etapa do mutirão está prevista para o segundo semestre de 2018.

Até o final da campanha, oortopedista, cirurgião do Joelho e médico do Esporte, Mario César Búrigo Filho, realizará 40 cirurgias de joelho. “Com o mutirão, conseguimos atender uma parcela da população que não possui suporte financeiro para sequer pagar um plano de saúde ou arcar com um procedimento particular. Os mutirões têm se tornado mecanismospara diminuir o tempo de espera daqueles pacientes necessitados, que não possuem outra alternativa, senão o Sistema Único de Saúde (SUS)”, aponta o ortopedista. Ele ainda afirma que hospital realiza procedimentos além do que foi pactuado na contratualização.

Segundo o cirurgião, os problemas mais comuns em sua área são reconstruções ligamentares de joelho e artroplastias/próteses. “A idade pode variar conforme a patologia. Geralmente, as próteses são colocadas em pessoas de terceira idade, já as cirurgias para lesões de ligamento são mais comuns em pacientes de 20 a 40 anos de idade”, explica o médico.

A demanda para todos os tipos de patologias ortopédicas é grande. Por isso a realização dos mutirões todos os anos se faz necessária e o apoio da equipe médica e entidade hospitalar é fundamental.

O cirurgião, especialista em quadril, Rodrigo Scheidt, desde o início do mutirão já realizou oito cirurgias que envolvem colocação e troca de prótese de quadril. Até o fim do mutirão, o especialista deve realizar cerca de 20 procedimentos. “É sempre bom para a população quando ocorremos mutirões, pois conseguimos dar vazão à demanda que é grande. Com apoio do hospital, ajudamos parte da população, mas seria necessário encontrar uma solução definitiva e organizada para acabar com as filas”, destaca Scheidt.

Cirurgias de mão, pé e tornozelo também estão sendo realizadas. A ação beneficia moradores do Sul do Estado, já pré-inscritos na Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde e encaminhados pelos respectivos municípios.

O Hospital São José de Criciúma é referência regional em alta complexidade de Ortopedia e Traumatologia. As cirurgias nessas especialidades são as que possuem maior demanda na unidade. Atualmente, o São José realiza mais de 1540 cirurgias ortopédicas por ano.