O secretário de Estado de Saúde, Acélio Casagrande, recebeu nesta sexta-feira, 15, o Plano de Ação, elaborado com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que orientará o processo de planejamento, gestão administrativa, execução orçamentária e financeira da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de agora em diante.

O documento foi entregue pelo coordenador técnico do Conass, René Santos, durante reunião no gabinete do secretário. Na ocasião estavam presentes os superintendentes da SES.

A entrega do Plano de Ação marca o início efetivo do Projeto de Reestruturação Gerencial da Secretaria, que desde Março deste ano vem sendo elaborado por meio de oficinas com consultores do Conass e técnicos da Saúde Estadual, em Florianópolis. Nas oficinas foram discutidos assuntos relacionados ao Planejamento Regional Integrado, Administração Geral (revisão do organograma), Gestão Orçamentária e Financeira; e Reestruturação do Fundo Estadual de Saúde.

Conforme o secretário Acélio Casagrande, o Plano de Ação fortalecerá a gestão estadual. O coordenador técnico René Santos lembrou que o Conass tem o compromisso de monitorar a implantação do Plano a cada dois meses, ajudando os técnicos da SES a cumprirem as metas e os prazos estipulados.

Fundo Estadual de Saúde

A reformulação do Fundo Estadual de Saúde é algo que vem ocorrendo em todo o país, para adequar a legislação às atuais exigências da Saúde. “Trouxemos a minuta do anteprojeto de lei e do decreto regulamentador”, salientou Santos.

Regionalização da Saúde

Para o coordenador técnico do Conass, Santa Catarina tem um desafio mais complexo do que o percebido na maioria dos estados em que o Conselho presta consultoria. Trata-se da Regionalização da Saúde, plano que tem como objetivo garantir o acesso do cidadão ao conjunto de ações e serviços necessários nas suas próprias regiões.

Nova visita

Integra o grupo do Conass, que presta consultoria à SES, um dos implantadores do primeiro Plano Nacional de Saúde, o ex-diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS) do Ministério da Saúde (MS), Sady Carnot. Ele estará com o também consultor, Francisco de Assis Rocha, na SES, novamente, entre os dias 19 e 20 de Junho.

Plano de ação SES 15 06

Foto : Bruna Borges