A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), realizará na próxima sexta-feira, 18, às 10 horas, no auditório da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece), no Centro da Capital, uma reunião com os 12 municípios que fazem parte da Cooperação Interfederativa para resposta à situação do HIV/AIDS no Estado. Discutir e aprovar a adesão de Santa Catarina à Declaração de Paris é o principal assunto da pauta.

A Declaração de Paris, iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), foi lançada no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em 2014, e convocou prefeitos de todo o mundo para firmarem o compromisso de acelerar a resposta para o fim da epidemia de AIDS em suas cidades. Um dos principais objetivos até 2020 é alcançar a meta de 90-90-90, que significa ter 90% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas, 90% desse público em tratamento e 90% desse grupo com carga viral indetectável.

Prefeituras de 31 cidades das cinco regiões brasileiras, além do Distrito Federal e do Estado do Rio Grande do Sul, já aderiram à Declaração de Paris. Durante a reunião da próxima sexta-feira serão detalhados os compromissos e a importância de Santa Catarina assinar a declaração.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, o diretor da DIVE, Eduardo Macário e a gerente de Vigilância das ISTs/Aids e Hepatites Virais, Dulce Quevedo, participarão da reunião, que terá os secretários de Saúde dos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau, Brusque, Chapecó, Lages, Criciúma e Jaraguá do Sul. Também participarão do evento, dirigentes do Ministério da Saúde (MS) e do UNAIDS.

Serviço

Assunto: DIVE/SC promove reunião com os 12 municípios da Cooperação Interfederativa

Quando: sexta-feira, 18, às 10h.

Onde: Auditório da Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE), situado na Rua Presidente Coutinho, nº 160, Centro - Florianópolis.