As obras de ampliação do Hospital Tereza Ramos (HTR) ganharam novo capítulo na tarde da última segunda-feira, 7, com a instalação da passarela de serviços, que irá ligar o prédio atual à nova ala da instituição, ainda em obras. A estrutura metálica, dividida em duas partes, tem 59,6 metros de extensão.

A instalação foi feita por funcionários da Construtora Peruzzo, fabricante das estruturas metálicas, e com auxílio de um caminhão guindaste com capacidade para erguer peças de até 60 toneladas. O trabalho foi acompanhado pelo gerente de Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, Aldo Antonio da Silva, e pelo engenheiro residente da Construtora Progredior, Eduardo Tigre. "Diferentemente da primeira passarela que precisava encaixar direto nos prédios, este é um trabalho mais simples, pois as estruturas são colocadas sobre os pilares", explicou Tigre.

A passarela de serviços se faz necessária, pois alguns setores essenciais para o funcionamento da nova ala estão localizados no prédio atual, como lavandeira e cozinha. Já a passarela social, de 39 metros de extensão, deverá ser concluída nas próximas semanas. "Já instalamos o piso, faltando agora as laterais e a cobertura para que possamos colocar os vidros", ressaltou Tigre. Um metro mais baixa que a passarela social, a passarela de serviço está 4,5 metros acima do nível da Rua Jerônimo Coelho, que deverá ter circulação exclusiva para carros e ambulâncias, de acordo com projeto de revitalização da rua que tramita na prefeitura de Lages.

A nova ala do Hospital Tereza Ramos, em Lages, é o maior investimento individual em saúde pública do Governo do Estado, com aporte de mais de R$ 100 milhões. Com 74 anos de existência e mais de seis milhões de atendimentos, o HTR contará com mais 122 leitos (92 de internação e 30 de UTI), serviços de urgência e emergência, centro de diagnóstico por imagens, centro cirúrgico e heliponto para agilizar o transporte aéreo de pacientes.

Informações adicionais: Cristiano Rigo Dalcin - ADR Lages

Foto: Cristiano Rigo Dalcin