Um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios da região metropolitana de Florianópolis auxiliará na redução do tempo de espera por cirurgias.

A proposta faz parte do compromisso do Governo do Estado em fortalecer a regionalização da Saúde e foi apresentada pelo secretário Acélio Casagrande na noite desta terça (08/05), durante a segunda reunião com representantes de unidades hospitalares e dos municípios da Grande Florianópolis.

O objetivo é ceder profissionais da SES para realização de cirurgias na região em troca de espaço físico nas unidades.“Temos profissionais, mas muitas vezes enfrentamos dificuldades com a nossa capacidade instalada. Não possuímos salas para cirurgias”, afirmou o secretário. “Com essa parceria, cedemos médicos para que eles operem em hospitais da região. Vamos fazer procedimentos em troca de espaços físicos. Com isso eliminamos as filas de espera”, destacou Casagrande.

O termo de cooperação técnica foi entregue aos representantes dos municípios para que os últimos detalhes fossem ajustados. No primeiro momento, segundo o secretário, poderão ser realizadas cirurgias nas áreas de oftalmologia, urologia, ortopedia e cirurgia geral. Os recursos recebidos dos SUS para os procedimentos serão repassados à unidade.

Se soubermos utilizar os espaços existentes não precisaremos construir novos hospitais. Entendo que essa é uma nova proposta para descentralização dos procedimentos cirúrgicos”, complementou Casagrande .

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger,defendeu a cooperação e destacou que a questão de falta de profissionais é um dos grandes problemas dos hospitais da região. “Os municípios não podem inflar a folha com pessoal e essa solução para utilizarmos as salas de cirurgia é ótima. Podemos reduzir tempo de espera para pacientes sem precisar gastar com unidades físicas”, disse Wollinger.

Outro ponto debatido no encontro foi a realização de ajustes para que os hospitais da região absorvam parte do atendimento de baixa e média complexidade, reduzindo assim o tempo de espera no Hospital Celso Ramos (HCR) na capital e no Hospital Regional de São José (HRSJ).

superintendente de Serviços Especializados e Regulação,Karin Gelle, apresentou um relatório o qual demonstrou que desde a reunião realizada no dia 6 de Abril, 23 pacientes foram transferidos. Ela acredita que o número deva aumentar nas próximas semanas. Um grupo de trabalho irá reunir-se para discutir a questão vocacional, definindo assim quais especialidades as unidades hospitalares da região deverão atender.

O secretário Acélio Casagrande destacou os avanços obtidos após a primeira reunião, realizada no início de Abril, e reforçou o compromisso do Governo do Estado na área da Saúde, reduzindo filas e fortalecendo a regionalização do atendimento. Um novo encontro de avaliação foi marcado para o dia 3 de Julho.