O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, lançou o edital para 20 novos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. O valor é de R$ 7.338.316,18 no formato de concorrência pública pelo menor preço, com recursos do Pacto Santa Catarina.

A abertura dos envelopes das empresas interessadas ocorrerá no dia 6 de Junho, às 14h15, na ADR. Depois de escolhida, a empresa com a ordem de serviço emitida terá prazo de 18 meses para a execução das obras.

Atualmente desativada, a antiga lavanderia do hospital será reformulada para receber a UTI e as áreas de apoio como posto de enfermagem, farmácia, depósito de equipamentos e materiais, salas de medicamentos, estar médico, sala de utilidades, unidade para guarda temporária de resíduos sólidos, rouparia, sala de visita, atendimentos aos familiares, sanitários e copa, em um total de 1.361,45 metros quadrados de área. Com novos leitos de UTI, o hospital terá a sua capacidade de atendimento dobrada, com dez leitos gerais e outros 10 de cardiologia.

As instalações serão divididas em boxes individuais, sendo dez leitos com 14 metros quadrados e o restante com 16 metros quadrados. O projeto contempla ainda dois box com leitos e banheiros específicos para pacientes que precisam ser isolados com doenças graves”, detalha a diretora do Hospital Hans Dieter Schmidt, Tânia Eberhardt.

O projeto atende a parte estrutural, arquitetônica, elétrica, hidrossanitária, climatização, exaustão, renovação de ar, tratamento de gases medicinais, rede lógica e telefônica e sistema preventivo de incêndio. “A reformulação é do telhado ao piso. Toda a parte de equipamentos de climatização e exaustão ficarão sobre a UTI em uma passarela técnica, uma forma de facilitar a manutenção. Além do isolamento acústico, os quartos terão maior incidência de iluminação natural para mais conforto aos pacientes”, explica o gerente de Infraestrutura da ADR, engenheiro civil Fabiano Lopes de Souza.