O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, esteve reunido nesta quinta-feira, 3, em Chapecó, com integrantes da Associação dos Hospitais de Santa Catarina (Ahesc), Federação dos Hospitais de Santa Catarina (Fehoesc) e Federação das Santas Casas (Fehosc). O encontro foi o primeiro de quatro que serão realizados pelo Estado com o objetivo de discutir e esclarecer dúvidas relacionadas à remuneração dos serviços.

O presidente da Ahesc, Altamiro Bittencourt, lembrou aos diretores de hospitais do Oeste que as instituições precisam colaborar com a proposta de regionalização da saúde defendida por Acélio Casagrande. "O grave problema que os hospitais tinham era com relação ao cronograma de pagamentos. Mas isso está sendo resolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES)", observou Bittencourt.

Por sua vez, o presidente da Fehosc, Hilário Dalmann, ressaltou que a regionalização, com o vocacionamento dos pequenos hospitais será uma meta a ser buscada em cada local do Estado. "Vamos discutir o que cada hospital pode fazer em serviços para direcionar os pacientes. Temos uma comissão junto à SES para discutir isso", comentou Dalmann.

O secretário Acélio Casagrande explicou ser necessário levar a média complexidade para os hospitais vocacionados que possuem baixa taxa de ocupação de pacientes. “Os casos de alta complexidade devem ser direcionados para os hospitais maiores”, ponderou Casagrande.

A Região Oeste do Estado possui 42 hospitais. A superintendente de Serviços  Especializados  e Regulação, Karin Geller, explicou que há três pilares para que os pequenos hospitais façam esse vocacionamento, que é por meio da retaguarda clínica, do cuidado prolongado e das cirurgias eletivas. As cirurgias eletivas, por exemplo, já estão sendo feitas em mutirões em todo o Estado com a parceria dos hospitais.

Participaram da reunião em Chapecó representantes de hospitais dos municípios de Videira, Xanxerê, Chapecó, São Lourenço do Oeste, Joaçaba, Concórdia, Seara, Faxinal do Guedes, São José do Cedro, São João do Oeste, Pinhalzinho, Xaxim, Capinzal, Maravilha, São Miguel do Oeste, Saudades, Caçador, Fraiburgo e Ponte Serrada.