icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Florianópolis (HF), localizado na região continental da capital, entrou para a lista de hospitais com leitos de UTI com alta adesão às práticas de segurança do paciente. A informação foi divulgada na sexta-feira, 27, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).O documento é um retrato de como parte dos hospitais brasileiros está cuidando da segurança do paciente. Dos quase mil hospitais brasileiros listados, 51 são de Santa Catarina, e 20 já receberam o certificado.

Para Millena Maria Piccolin, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e enfermeira do Núcleo de Qualidade de Serviços em Saúde do HF, o resultado é reflexo do trabalho em equipe realizado pelos profissionais da unidade de saúde. “Precisamos também destacar o progresso de todas as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Florianópolis, fato que tem aumentado a qualidade no atendimento prestado e na melhoria da rotina de trabalho de todos”, enfatiza Millena.

O Relatório da Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde traz as informações prestadas pelos hospitais no Brasil sobre o nível de adesão às práticas de segurança e adequação aos critérios do Programa Nacional de Segurança do Paciente. O documento foi elaborado a partir da autoavaliação feita pelos próprios hospitais, de forma voluntária, e encaminhado para a Anvisa.

O Hospital Florianópolis integra a rede de unidades de saúde do Estado, é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde e oferece atendimento 100% pelo SUS.