O Estado de Santa Catarina conquistou novas habilitações federais de alta complexidade em Oncologia e Cardiologia para serviços de saúde. As novas portarias do Ministério da Saúde reconhecem os atendimentos que já vinham sendo oferecidos com recursos estaduais no Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, e no Hospital São José, em Jaraguá do Sul.
Foto: Divulgação Ascom/SES
"É momento de comemorações para Santa Catarina. Tivemos a publicação da portaria que habilita o Hospital Santa Terezinha de Joaçaba para a realização de radioterapia e a habilitação federal em Cardiologia para o Hospital São José de Jaraguá do Sul. Ambas derivam da coragem do governo catarinense, do governador Jorginho Mello e do trabalho iniciado pela então secretária Carmen Zanotto. Desde o início de 2023, esses serviços funcionam com 100% dos recursos do Tesouro Estadual, trazendo o atendimento em saúde para mais próximo dos catarinenses, seja na oncologia, seja na cardiologia", destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.
Demarchi reforçou que as habilitações representam um passo fundamental na expansão dos serviços de saúde no Estado. "Essas duas habilitações vêm coroar o trabalho de expansão iniciado em 2023, com o objetivo de fazer mais cirurgias e levar atendimento digno e respeitoso ao cidadão de SC", frisa.
A Portaria GM/MS nº 5.595, de 23 de outubro de 2024, garantiu ao Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, o status de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), agora com serviço de radioterapia. A habilitação permitirá ao hospital incorporar recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo o suporte financeiro ao setor. Desde fevereiro de 2023, o serviço vinha sendo oferecido com o custeio do Governo do Estado.
Além disso, o Hospital São José, em Jaraguá do Sul, recebeu a habilitação para a prestação de serviços de alta complexidade em Cardiologia, abrangendo cirurgia cardiovascular, procedimentos intervencionistas e laboratório de eletrofisiologia, conforme a Portaria GM/MS nº 5.567, de 22 de outubro de 2024. O serviço vinha sendo custeado por recursos estaduais desde junho de 2023 e agora passa a contar com financiamento federal, beneficiando a população das macrorregiões Norte e Nordeste de Santa Catarina.
As novas habilitações refletem o compromisso do Governo do Estado com a ampliação do atendimento de alta complexidade, fortalecendo a rede de saúde, tornando-a mais acessível e eficiente para a população de Santa Catarina.