icone facebookicone twittericone instagram

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nos dias 26 e 27 de setembro de 2024, da primeira Oficina de Educação Permanente em Saúde para Ouvidorias do SUS da Região Sul, realizada em Florianópolis. Participaram representantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“A oficina marca um momento de fortalecimento da rede de ouvidorias do SUS. É muito importante estarmos sempre melhorando e qualificando o atendimento ao público, promovendo uma gestão mais eficiente das demandas recebidas pelos cidadãos nas ouvidorias de saúde”, explica Magali Campelli, Coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria da SES/SC.

ouvidoriases

O objetivo principal da oficina foi aprimorar os processos de trabalho das ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), além de qualificar ouvidores, gestores e trabalhadores do Sistema Nacional de Ouvidorias. O encontro, promovido pelo Ministério da Saúde, foi organizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Canal de comunicação

As ouvidorias do SUS são canais estratégicos de comunicação com a população, permitindo que os cidadãos busquem informações em saúde, façam sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias. Essas oficinas, que serão realizadas em sete encontros regionais, têm a missão de adaptar as discussões às necessidades locais e desenvolver propostas para a criação de 15 cursos formativos auto-instrucionais, voltados para capacitar ainda mais os profissionais que atuam nessas ouvidorias.

Próximos passos

Os resultados das oficinas regionais serão fundamentais para estruturar as ofertas formativas e aprimorar o trabalho das ouvidorias em todo o Brasil. O evento em Florianópolis marcou o início de uma agenda nacional que culminará em um encontro nacional em Brasília, de 2 a 5 de dezembro de 2024.

Essa iniciativa busca, em última instância, fortalecer a eficiência das ouvidorias, garantindo que a população tenha canais cada vez mais qualificados para se comunicar com o SUS e contribuir para a melhoria contínua dos serviços de saúde no país.