Em Lages, na Serra Catarinense, foi realizada a Oficina de Planejamento 2 do 1° Ciclo de Melhoria do PlanificaSUS, marcando mais um passo na implantação da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde.

O evento tem como objetivo fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e da atenção ambulatorial especializada na organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS). O evento ocorreu nesta terça-feira, 16.

O foco principal dos trabalhos foi na linha de cuidado Materno Infantil, visando aprimorar os serviços oferecidos. Além disso, foi dado início aos trabalhos na linha de cuidado em saúde mental, um avanço importante para fortalecer e organizar os processos tanto da APS quanto da RAS na região.

Foto: Divulgação

A oficina contou com a participação dos Gestores Municipais de Saúde, coordenadores de APS, Referência Técnica e Tutores municipais e regionais do PlanificaSUS na Serra Catarinense. Juntos, discutiram estratégias para otimizar a integração dos serviços de saúde, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado para a população da Serra Catarinense.

A planificação é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS).

O objetivo é desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.