Com um aporte de R$ 5 milhões do Governo do Estado, nesta terça-feira, 4, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra, de Balneário Camboriú. A unidade oferece cuidados humanizados e modernos equipamentos. Esta é a segunda UPA do município, sendo a primeira inaugurada em fevereiro de 2020: a UPA das Nações.

upa BC 1

Fotos: Roberto Zacarias/Secom

“É uma estrutura novinha e que vai ajudar a desafogar as emergências dos hospitais. A secretária Carmen tem feito uma grande mudança na saúde do nosso Estado. Estamos melhorando nossas estruturas e garantindo um melhor atendimento a todos”, destacou o governador Jorginho Mello.

Com 1.421,53 metros quadrados, a UPA 24h da Barra tem dois pisos e está localizada na Rua Jardim da Saudade, esquina com a Rua Aquiles da Costa. No pavimento térreo, com 57 ambientes, serão feitos os atendimentos médicos. O pavimento superior, com 18 ambientes, é destinado à parte operacional do Pronto Atendimento.

“Não tenho a menor dúvida que a UPA vai ajudar e muito no atendimento rotineiro e também nos casos mais graves e que necessitam de um atendimento mais específico. É quase que um hospital e isso ajuda muito na pronta resposta aos pacientes. Sem dúvidas a saúde de Balneário Camboriú será outra com essa nova UPA”, acrescentou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A UPA terá em sua estrutura sala de recepção, sala de urgência e emergência, consultórios adulto e infantil, duas salas de triagem, local de entrada e saída de ambulâncias, Raio-X, ala de observação masculina, feminina e pediátrica, entre outros espaços. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que, mensalmente, ocorram no local de 7 mil a 8 mil atendimentos na baixa temporada e de 9 mil a 11 mil na alta temporada.

ZACA9185

Iniciada em junho de 2022, a obra custou R$ 7.187.052,62 (construção e edificação). Com materiais, serviços e equipamentos, foram gastos R$ 1.865.457,93. Do governo do Estado, o investimento total na UPA é de R$ 5 milhões.

“Esta é mais uma grande realização da nossa gestão. Avançamos muito nos investimentos em saúde, pois acreditamos que a comunidade merece uma estrutura moderna, acolhedora e um atendimento qualificado. A UPA da Barra representa uma parceria de sucesso junto ao governador Jorginho Mello, um grande amigo de Balneário Camboriú”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira.

A UPA 24h da Barra, integra a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da rede de serviços pré-hospitalares fixos para urgências. A unidade oferecerá atendimento resolutivo a pacientes com condições clínicas graves e não graves, realizará o primeiro atendimento a casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizará pacientes e providenciará a avaliação diagnóstica inicial, garantindo o encaminhamento para outras unidades de referência quando necessário. Funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma equipe multiprofissional qualificada e equipada para atender a população da região sul da cidade e Praias Agrestes.

ZACA9174