Os desafios e avanços na saúde pública de Santa Catarina foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 29, pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc). Os dados fazem parte do 1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas do ano de 2024 da pasta.

IMG 5415 copia

Foto: Ana Melhado Ascom/SES/SC

“Este é um compromisso nosso da Saúde, apresentar de forma clara e transparente toda a questão orçamentária deste primeiro quadrimestre e os avanços que nós estamos fazendo”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Entre os dados em destaque estão a ampliação das cirurgias eletivas, um compromisso assumido pela gestão que vem apresentando resultados significativos. De janeiro de 2023 até agora foram realizadas 452.205 cirurgias, sendo que 182 mil foram procedimentos com internação, 91 mil oftalmológicas e outras 178 mil emergenciais.

Outro destaque da apresentação são a série de obras que estão sendo realizadas nos hospitais próprios da secretaria e os investimentos em estrutura e equipamentos. “Estamos avançando com o nosso SAMU nas nossas urgências e emergências com mais ambulâncias de suporte básico e avançado. Também temos investido fortemente nas reformas dos hospitais”, reafirmou.

Avanço da Dengue

Carmen Zanotto aproveitou o momento para chamar a atenção em relação aos casos de dengue não apenas no Estado, mas também no país. “Precisamos estar permanentemente atentos a essa questão. O que os dados do Ministério da Saúde têm nos apresentado é que agora vamos entrar em uma estação mais amena, mas que precisamos nos preparar para 2024/2025, que os casos devem chegar não mais em janeiro, mas já em novembro deste ano”, afirma.

O Painel de Monitoramento das Arboviroses registra 312.692 casos prováveis da doença em Santa Catarina em 2024, um salto de mais de 220% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação a óbitos, foram confirmadas 228 mortes e outras 59 permanecem em investigação. Ao passo que, em 2023, o número de óbitos foi de 99 pacientes.

Três regiões do Estado receberam doses da vacina: Médio Vale do Itajaí, Nordeste e Grande Florianópolis. No entanto, a cobertura vacinal ainda está abaixo do esperado, sendo que apenas 23,89% do público-alvo recebeu o imunizante. Santa Catarina recebeu 62.624, mas apenas 47.045 delas foram aplicadas.