O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, anunciaram nesta sexta-feira, 10, a reforma e ampliação do Pronto Atendimento Infantil e Obstétrico do Hospital e Maternidade Jaraguá. O investimento é de R$ 7,5 milhões a serem pagos em 15 parcelas a partir deste mês de maio. O aporte financeiro é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

GOV 2965
Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Com a iniciativa, espera-se um aumento de 26 leitos e uma ampliação de cerca de 1.500 metros quadrados para os prontos atendimentos de emergência. O Pronto Atendimento Infantil receberá 11 novos leitos, passando de 10 para 21, enquanto a emergência obstétrica será expandida em 15 leitos, aumentando de 8 para 23.

“Isso é para dar condições de atender melhor as pessoas, continuar fazendo esse trabalho de excelência que já fazem aqui. Saúde é a coisa mais importante da vida. Faltou saúde, faltou tudo, amigo. Então a gente tem que cuidar das pessoas, É o que nós estamos fazendo no governo todo santo dia. Organizando, melhorando, arrumando instalações mais confortáveis para atender bem as pessoas. Eu tenho muito orgulho em ajudar a melhorar a saúde de Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello

Na apresentação realizada em Jaraguá do Sul, foram explicados os fluxos e as etapas de atendimento durante a execução da reforma, prevista para começar no dia 27 de maio. A previsão de duração é de aproximadamente 12 meses.

Além do convênio para a reforma, desde janeiro a instituição tem recebido um financiamento mensal no valor de R$ 955,9 mil por meio do Programa de Valorização dos Hospitais, do Governo do Estado. Anunciado em dezembro de 2023, o programa visa incentivar as unidades de saúde parceiras.

WhatsApp Image 2024 05 10 at 21.19.54

“Esses R$ 7,5 milhões autorizados pelo governador Jorginho Mello são para melhorar ainda mais a qualidade dessa unidade hospitalar, que já é de excelência. É uma maternidade ou seja um hospital materno-infantil, acolhe as nossas mãezinhas, os nossos recém-nascidos. Se por ventura eles precisam de uma UTI neonatal, nós temos UTI neonatal, se precisam de uma UTI pediátrica, nós temos uma UTI pediátrica de referência e cirurgias na área da pediatria. Então para nós do Estado, ele não é o Hospital só de Jaraguá, ele é da nossa região, porque aqui acolhe pacientes gestantes da região”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O hospital é especializado em cuidados materno-infantis e é a única maternidade na região do Vale do Itapocu, localizada no Norte do estado. A infraestrutura inclui 10 leitos de UTI neonatal e 10 leitos de UTI pediátrica, dos quais seis leitos neonatais e oito leitos pediátricos são destinados para atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, possui seis leitos para cuidados intermediários, três leitos canguru e seis leitos de UTI adulto SUS.

WhatsApp Image 2024 05 10 at 21.19.50

“Um levantamento da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) nos disse que em 2050 Jaraguá do Sul vai dobrar a população e não é impossível isso. E vendo um projeto desses, duplicando leitos, estamos vendo que estamos nos preparando para esse crescimento da cidade. Quero agradecer ao governador Jorginho Mello e à secretária Carmen Zanotto por terem tanto carinho, pensado nesse projeto”, disse o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner.

A unidade ainda oferece serviços de média e alta complexidade em neurocirurgia pediátrica, tendo obtido a habilitação federal de alta complexidade em 2023. É também reconhecida como referência estadual em UTI neonatal e no acompanhamento de gestações de alto risco.

“Atualmente ali a gente tem 6 mil atendimentos por mês de pediatria só dessa porta infantil. Então para nós é importante porque todo esse ambiente vai ser reformado e ampliado. A nossa estrutura vai aumentar muito e a gente vai conseguir chegar a atender até 8 mil pacientes de todo Vale, inclusive até o paciente de Barra Velha, São João do Itaperiú, aqui na região Massaranduba, Corupá, Schroeder”, explica o diretor executivo do hospital Sérgio Luis Alves.

O evento também contou com a presença dos deputados estaduais Maurício Peixer, Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, além do presidente do hospital Charles Alfredo Bretzke e autoridades locais