A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nos dias 22 e 23 de maio, o Seminário de Capacitação da Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias, em São Miguel do Oeste. O objetivo é orientar e capacitar profissionais de saúde que atuam no atendimento aos mais de 5,5 mil pacientes no Estado.
As inscrições devem ser feitas no site da Escola do Legislativo no escola.alesc.sc.gov.br/evento. Demais informações sobre o encontro podem ser encontradas no portal. O seminário será no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), localizado no campus São Miguel do Oeste.
O evento ocorre em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e possui como público-alvo profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam na área) nos Hospitais da Rede e Atenção Primária em Saúde nos municípios; acadêmicos de enfermagem e medicina, além de profissionais das regionais de saúde.
A estomia é um procedimento cirúrgico que cria o estoma, um orifício, na parede abdominal ou na traqueia, de maneira definitiva ou provisória. É uma cirurgia realizada com o objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação, promovendo uma maior qualidade de vida ao paciente.
SC é o único Estado do país que possui os insumos padronizados para a reabilitação fonatória e pulmonar. Do total dos 10 itens fornecidos aos pacientes, apenas a laringe eletrônica é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, os demais são adquiridos com recursos da SES. Atualmente, SC conta com 5.512 pacientes cadastrados, sendo 5.243 de estomias intestinais e urinárias e 269 respiratórias.
Serviço
O que: Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias
Quando: 22 e 23 de maio de 2024, das 7h30 às 16h30
Onde: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), localizado no campus São Miguel do Oeste. Rua Vinte e Dois de Abril, nº 2440.
Inscrições: escola.alesc.sc.gov.br/evento