icone facebookicone twittericone instagram

Na quarta-feira, 24, os servidores que integram a Brigada de Incêndio (BI) do Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) realizaram um treinamento prático e teórico sobre o manuseio de extintores de incêndio. Na ocasião, foram distribuídos materiais essenciais para as funções da BI, como coletes e luvas. 

brigadistas
Fotos: Robson Valverde/ Ascom SES

A brigada desempenha um papel importante em situações de princípio de incêndio, primeiros socorros e outras emergências, contribuindo para um ambiente mais seguro.

Conduzido pelo técnico de segurança do trabalho, Fabiano Mattei, o treinamento visa reforçar a capacidade operacional da brigada visando a segurança de servidores, pacientes e visitantes da instituição.

"A presença da brigada de incêndio proporciona uma maior tranquilidade aos servidores e trabalhadores, garantindo apoio e orientação em situações de emergência", destacou Wilson Caurio, engenheiro de segurança do trabalho.

luvas 2

Formada em 2023, a BI é composta por dez servidores voluntários. A inauguração oficial ocorreu em 19 de fevereiro de 2024, após os brigadistas concluírem com sucesso o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC).

O grupo é vinculado ao setor de Saúde e Segurança Ocupacional, implantado em 2021 no Centro Catarinense de Reabilitação.

Conforme o Manual de Saúde e Segurança do Servidor, estabelecido pelo Decreto nº 2.386 de 28 de dezembro de 2022, a segurança dos servidores em Santa Catarina inclui a observância das leis federais e das normativas do CBMSC.