icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) embarcou por volta das 11h desta quarta-feira, 3, o primeiro paciente que será transferido para unidade de terapia intensiva no Espírito Santo. Trata-se de um homem de 34 anos que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapecó em ventilação mecânica invasiva (intubação). O transporte foi realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e pelo SAMU com a Aeronave Arcanjo-02.

                                                               Foto:Corpo de Bombeiros Militar de  Santa Catarina (CBMSC)

“Trata-se de uma operação bastante delicada, visto o quadro sensível do paciente. Ele será assistido durante todo o voo”, afirmou o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Diogo Bahia Losso, que coordena os trabalhos. A operação teve início às 8 horas, com a saída da aeronave Arcanjo-02 de Florianópolis para Chapecó. A aeronave partiu de Chapecó e tem pouso estimado em Vitória às 15h. O paciente será encaminhado ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória.

A SES mantém o trabalho de avaliação e triagem de pacientes, preferencialmente para os que aguardar transferência para UTI e estão no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Em função do estado de saúde dos pacientes, serão transportados individualmente, dois por dia, na aeronave Arcanjo-02 e em avião de empresa particular que presta serviços ao Estado.
A Secretaria do Estado de Saúde do Espírito Santo confirmou a oferta de até 16 leitos de UTI Covid-19 na rede hospitalar da Região Metropolitana de Vitória. O movimento foi acertado após articulação do secretário André Motta Ribeiro com o Governo capixaba por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).