icone facebookicone twittericone instagram

Para o HEMOSC, somente foi possível enfrentar 2020 com o apoio de toda a comunidade catarinense, sendo os doadores de sangue os mais importantes personagens dessa história. No total, foram 133.833 pessoas que se candidataram para doar sangue,  115.267 efetivaram a doação. Desses, 4.499 foram doações de plaquetas pelo método aférese. Na sua maioria, 97% do total, doaram sangue espontaneamente, 3% vincularam as doações a pacientes. Cinquenta por cento foram doadores de repetição, ou seja, doaram sangue duas vezes durante o ano.



Embora tenha sido observado uma queda de 11% nas doações de sangue em relação ao ano de 2019, conseguiu-se atender 99,3% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais, ambulatórios e clínicas em Santa Catarina.

Foi um ano de muito esforço, trabalho e adaptação, principalmente para o Setor de Captação de Doadores, que teve que rever suas estratégias, uma vez que se tornou fundamental respeitar o distanciamento entre uma doação e outra para evitar aglomeração. Para isso as doações passaram a ser realizadas prioritariamente com agendamento prévio, medida essa que além de garantir a segurança agilizou o atendimento dos nossos doadores durante o processo de doação.

As mídias sociais do HEMOSC foram importantes nesse processo de informes e estímulo à doação de sangue. Além disso, em muitos momentos, a ajuda da imprensa de SC foi fundamental, mostrando-se sempre presente em todas as chamadas.

O HEMOSC agradece a todos que direta ou indiretamente possibilitaram a continuidade dos atendimentos e tratamento das pessoas que mais precisaram, em especial aos nossos Heróis que doaram seu sangue em 2020. Continuamos contando com vocês em 2021.