Foram ativados nesta quarta-feira, 09, 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no município de Imbituba. Os novos leitos no Hospital São Camilo contam com equipamentos, como respiradores pulmonares e monitores multiparâmetros, fornecidos pelo Governo do Estado.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Imbituba

A princípio, os leitos serão destinados aos casos de Covid-19. Após a pandemia, a unidade será transformada em UTI normal e destinada para os mais diversos tipos de tratamento.

A ativação foi possível devido a uma parceria entre instituição, prefeitura local e Governo estadual. O município investiu mais de R$ 713 mil em parte dos equipamentos e na adequação das instalações físicas para os leitos de UTI. Também houve envolvimento da comunidade local, por meio da Associação Empresarial (ACIM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Câmara de Vereadores.

Por meio da contratualização da Política Hospitalar Catarinense e PHC -COVID, o Hospital São Camilo ainda recebeu R$ 376,6 mil do Governo de Santa Catarina.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que a região contabiliza 20 novos leitos nas últimas semanas. O Hospital Bom Jesus dos Passos, em Laguna, teve 10 leitos ativados no dia 13 de agosto.  “Estamos reforçando a estrutura hospitalar das regiões sempre com o objetivo de não deixar que nenhum catarinense fique sem atendimento médico”, disse. “Aumentamos em 120% nossa estrutura hospitalar desde o início das ações de enfrentamento à pandemia”, acrescentou.