Os termômetros indicaram baixas temperaturas na cidade de Lages-SC, nos dias 18 e 19 de maio, dias em que se realizou a V Mostra HumanizaSUS, "Participação social e reencantamento do SUS", mais saimos de lá aquecidos com o calor com o qual fomos recebidos pelos nossos colegas da região, acolhimento já experimentado nos encontros prévios.
A organização da Mostra, realizada a muitas mãos, gerou uma movimentação na região. Tivemos uma ativa participação de conselheiros, que convocados pelo tema, organizaram a Plenária dos Conselhos em Lages e reuniram-se na manhã do 18. Contamos com a presença de quase 150 pessoas, número não registrado nas edições anteriores. Tivemos a apresentação de 41 trabalhos (18 pôsteres e 22 na modalidade oral), experiências do cotidiano do SUS, que vinculavam as duas políticas: educação permanente em saúde e humanização, inspiradas nos pressupostos destas políticas, e na sua maioria frutos da iniciativa EPS em movimento.
O projeto da Mostra marcou o 18/05, dia nacional pela luta antimanicomial, e também articulou a discussão de situações emergentes em saúde, a partir do debate sobre o enfrentamento à epidemia de Dengue no Estado. A mesa redonda, composta por João Fuck, coordenador do Programa de Combate a Dengue de Santa Catarina, Stella Maris Chebli e Maria Claudia Matias, ambas apoiadoras do Ministério da Saúde, destacou a importância da articulação destes temas com aqueles que desafiam o cotidiano do SUS, tais como: acolhimento, cogestão, participação do usuário, entre outros. Na tarde do dia 19/05, a síntese dos trabalhos apresentados gerou um intenso debate envolvendo temas como o das mudanças no processo de trabalho a partir da implantação do acolhimento com classificação de risco, perspectivas de trabalho viáveis para questões polêmicas como medicalização e judicialização da saúde, a importância das práticas integrativas e complementares, tendo sido sugerido a realização de um evento no Estado em torno deste tema. Saimos mais uma vez entusiasmados com as ricas experiências que foram partilhadas. Da avaliação dos participantes destacamos as seguintes falas:
- "O SUS respira";
- ?Não estamos sozinhos [...] não sou louca [...] tem um monte de gente pensando como eu?;
- "Queremos levar a Mostra HumanizaSUS para a nossa região".
Destaca-se ainda a fala dos gestores presentes, que reafirmaram a importância de espaços de interlocução como o da Mostra, que se proponham a inserir ativamente usuários e conselheiros nas discussões sobre a defesa e fortalecimento do SUS.