icone facebookicone twittericone instagram

REDE de ATENÇÃO INTEGRAL á SAÚDE (LINHAS DE CUIDADO DAS PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS (diabetes mellitus, obesidade, câncer).

Os serviços de saúde tem a tarefa de oferecer á todas as pessoas acesso garantido e atenção de qualidade.

As unidades de saúde da atenção básica tem a responsabilidade de atuarem como porta de entrada das pessoas aos serviços de saúde de modo a garantir a coordenação do cuidado. Além disso, os usuários devem ser orientados sobre a melhor forma de acessar o sistema de saúde de acordo com a natureza e gravidade que sua situação exige.

As equipes de saúde da atenção básica tem a responsabilidade de resolver até 90 por cento das necessidades de saúde das pessoas. No entanto, para alcançar esse nível de resolutividade é necessário que se ofereça educação permanente às equipes da porta de entrada do sistema de saúde. Desta forma, os encaminhamentos para especialistas será garantida para as pessoas com complicações que exigem destes profissionais conhecimentos muito específicos e uso de tecnologias mais sofisticadas.

O Ministério da Saúde vem desenvolvendo propostas para a atenção à saúde das pessoas que envolvem estratégias de promoção de saúde, prevenção de doenças e tratamento integral e oportuno. Várias Portarias foram publicadas para a organização das linhas de cuidado (promoção da saúde  e tratamento das pessoas com doenças crônicas).

No entanto, ações institucionais isoladas não vão dar conta de resolver a carga de doenças que estão relacionadas com o modo de viver das populações e os intensos apelos da mídia que estimulam o consumo de produtos e hábitos não saudáveis.

É preciso que se instale uma cultura de reflexões críticas e pró-ativas em relação a  modos de vida saudável que estimulem as pessoas e comunidades para a busca de soluções locais, criativas e promotoras de solidariedade, emancipação e felicidade.

Você quer fazer parte desta REDE?

 

Área Técnica

Portarias

Apoio

 


Contato
Fone: (48) 3664-7269
E-mail: geabs@saude.sc.gov.br