A indicação dos profissionais, pelos gestores, será feita por meio de um formulário eletrônico disponível no site www.unasusufpe.com.br. O prazo é 15 de janeiro de 2013 (prorrogação da data até 18 de fevereiro de 2013);

CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA (VINCULADOS AO SUS) PARA A ATENÇÃO E CUIDADO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – UNA-SUS/Universidade Federal de Pernambuco

PÚBLICO ALVO: CIRURGIÕES DENTISTAS E AUXILIARES DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO (atenção Básica e Centros de Especialidades Odontológicas)

Dando continuidade à Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, o Ministério da Saúde promoverá a capacitação de profissionais da odontologia (Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal) da Atenção Básica e Centros de Especialidades Odontológicas, vinculados ao SUS, para a atenção e cuidado em saúde bucal na pessoa com deficiência.

Com este objetivo, realizará através da UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS)/Universidade Federal de Pernambuco, um curso a nível nacional, na modalidade semipresencial (EAD e parte clínico assistencial) para atuar no tratamento odontológico de pessoas com deficiência. A carga horária total será de 160 horas, divididas em 120 horas teóricas e 40 horas práticas. Assim sendo, repassamos algumas informações:

Metas para Santa Catarina:

Capacitar 236 Equipes de Saúde (Cirurgiões - Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal) no ano de 2013

Metodologia:

A capacitação ocorrerá na modalidade semipresencial e será desenvolvida em duas fases:

Teórica – por meio da Educação à Distância (EAD);
Clínico-assistencial – para todos os profissionais que concluírem com êxito a fase teórica.

Considerando as especificidades entre os profissionais que serão convidados a participar do curso, um grupo com nível superior completo e outro formado em cursos técnicos, a capacitação foi elaborada de forma a apresentar conteúdos programáticos diferenciados, específicos para cada categoria profissional. Entretanto, haverá momentos no curso para desenvolvimento de atividades que contarão com a participação simultânea de todos os profissionais-estudantes, independentemente da formação.

A capacitação irá propiciar a integração entre a educação e o serviço, incentivando a comunicação entre profissionais-estudantes de diferentes realidades, possibilitando a busca constante de aprofundamento teórico e, ao mesmo tempo, estimulando a reflexão sobre a prática.

Para definição dos Estudantes:

a) Os profissionais a serem capacitados deverão ser indicados pelos gestores municipais e coordenadores estaduais, de acordo com o número de vagas e critérios determinados pelo Ministério da Saúde. Importante observar o número de vagas disponível (ver spreadsheet ANEXO 1 );

b) O profissional a ser capacitado não poderá se auto-indicar;

c) A indicação dos profissionais, pelos gestores, será feita por meio de um formulário eletrônico disponível no site www.unasusufpe.com.br. O prazo é 15 de janeiro de 2013;

d) A efetivação da matrícula, pelos profissionais indicados pelos gestores, será feita por meio do sistema de inscrição disponível no site www.unasusufpe.com.br, no período de 19 de fevereiro a 10 de março. Para isso, os profissionais receberão orientações por email;

e) Os custos referentes aos deslocamentos dos estudantes para realização das atividades clínico-assistenciais serão contrapartida dos municípios.

Obs. Cada vaga do anexo corresponde a  1 Equipe = 1 Cirurgião-Dentista + 1 Auxiliar de Saúde Bucal

Inscrições pelo site (conforme critérios pré-definidos por Macrorregião de Saúde/SDR – spreadsheet ANEXO 1)

Acesse aqui:   www.unasusufpe.com.br