http://www.saude.sc.gov.br/hijg/gth/principal.htm
A história do Serviço de Humanização do Hospital Infantil Joana de Gusmão teve seu início no antigo Hospital Infantil Edith Gama Ramos nos anos de 1970. Inicialmente o Diretor Geral Drº Murilo Ronald Capella, implantou o serviço de voluntariado. A seguir o Drº Álvaro José de Oliveira, implantou ações humanizadas na terapia dos desnutridos.
Em 1979 quando da inauguração do novo hospital que veio a chamar-se HIJG, somaram-se a essas iniciativas outras como: arquitetura humanizada e decorada com motivos infantis.
Em 1980 com inauguração da UTI Pediátrica a equipe, coordenada por Leonice Tobias e pelas enfermeiras Isabel Q. Berreta e Maristela de Andrade, implantou ações como: acompanhamento da criança/adolescente pelos pais durante a internação na UTI, apoio religioso, reuniões da equipe da UTI com familiares, recreação, decoração da unidade.
As assistentes sociais Carmem Regina Souza e Dulcemeri Alice Watstko coordenavam as ações de humanização na área social. As Recreações eram realizadas pelos funcionários Kátia R. Borges, Zélia Thisen e Adriano de Brito com apoio da Associação de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS).
Gestores que contribuíram com a história da humanização do HIJG
Destacam-se como gestores que facilitaram a implantação de ações de Humanização: Gabriel Faraco, Newton do Valle Pereira e Waldemar Barbosa.
Marcos referenciais de Humanização no HIJG
Na Gestão do Drº Carlos Alberto Silva Junior, houve grande implemento cientifico o que muito contribuiu para fundamentar as ações de humanização realizadas na UTIP.
Na gestão do Drº Carlos Schoeler/Drº Roberto de Souza Morais (1995 e 1998) foi criada a gerência de assuntos comunitários e preventivos, que além de coordenar as ações preventivas e comunitárias, tinha por objetivo coordenar as ações de humanização.
Na gestão do Drº Jorge Barbato (1999-2002) criada a função de ouvidor do hospital, cargo ocupado pelo Drº Marcos Philippi. Ainda nesta gestão fora instituída pelo serviço de pedagogia a “Classe Hospitalar”, hoje chamada de Atendimento Escolar Hospitalar. E ainda o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH).
Na gestão do Drº Mauricio Laerte Silva (2003-2010) um novo referencial histórico foi estabelecido, ou seja, a criação do serviço de Atenção Humanizada e o serviço de Ouvidoria.
O Serviço de Atenção Humanizada
Coordenado desde sua fundação até a presente data pela médica Leonice Tobias, tem por objetivo implantar e implementar as diretrizes e dispositivos da Humanização da PNH
Premiação em Humanização no HIJG
O hospital foi ganhando espaço nacional por seu trabalho em humanização e passou a ser premiado. Entre esses prêmios cita-se o prêmio Fernando Figueira em 2005.
A PNH foi implantada no HIJG em 2003
As diretrizes e dispositivos desta política implantados no HIJG são:
Diretrizes:
- 1. Direitos dos usuários
Ações implantadas:
- Direitos ao acompanhante
- Alimentação para os acompanhantes
- Cadeira de descanso para acompanhantes
- Casa de apoio para acompanhantes
- Apoio Religioso para crianças/adolescentes e rede social
- Recreação
- Atendimento escolar hospitalar
2. Cogestão
Dispositivos de cogestão implantados:
- GTH
- Conselho Gestor
- Gestão de Portas Abertas
- Ouvidoria
- Reuniões de chefia com à presença de trabalhador da saude.
- Reuniões de serviços
3. Acolhimento
Ações implantadas
- O acolhimento para usuários e sua rede social
- O acolhimento para trabalhadores da saude
4. Saúde e valorização do trabalhador
4.1 Saúde do trabalhador
- Atendimento medico
- CIPA
4.2 valorização do trabalhador da saúde
- Comemoração do dia do profissional
- Comemoração do dia do funcionário público
- Acolhimento do funcionário doente
- Acolhimento do funcionário em situação de conflito
- Feiras de talento
5. Ambiência
O HIJG atende a todas as normas e ações estabelecidas pelos indicadores da Política Nacional de Humanização, ou seja, as normas técnicas para: acesso arquitetônico hospitalar, hotelaria, decoração, jardinagem e outros. A execução de decoração sazonal é realizada pela AVOS.
6. Clínica Ampliada
Desde 2003 a Diretriz Clinica Ampliada encontra-se implantada em algumas unidades clínicas e em alguns serviços ambulatoriais.
Dispositivo da Política Nacional de Humanização
- 1. Ouvidoria
Implantada desde 2003. Opera utilizando sistema presencial, e-mail, urnas hospitalares, fax e telefone.
A ouvidoria opera com demandas escritas e mediações. As demandas escritas são aceitas por via presencial, urnas hospitalares, carta correio, fax e e-mail. As respostas são enviadas via e-mail e carta correio (se não houver dados sigilosos). Se houver dados sigilosos o usuário da ouvidoria é avisado por e-mail ou fone que a resposta estará disponível na ouvidoria do HIJG.
2. Grupo de Trabalho de Humanização (GTH)
O GTH foi implantado em 2000. Realiza reuniões semanais com duração de 90 minutos e discute problemas relacionados aos dispositivos e diretrizes da PNH e aponta soluções que são encaminhadas para o gestor.
3. Conselho Gestor
Implantado em 2004 o grupo é constituído por representante dos diversos setores hospitalares, comunitários e gestores. O objetivo é discutir e solucionar, demandas oriundas do GTH, ouvidoras e do processo de gestão.
4. Visita Aberta
Implantado desde 2006 com objetivo de garantir o acesso da rede social de crianças/adolescente hospitalizada. Coordenado e avaliado pelo serviço de Atenção Humanizada e operacionalizado pelo Serviço de Enfermagem e Portaria. O controle do visitante é informatizado.
5. Escuta Hospitalar
É um dispositivo de PNH de cogestao utilizado para ouvir os diversos segmentos hospitalares (trabalhador da saúde – Gestor – Usuários e rede Social), buscando diagnóstico que aponte soluções para a melhoria dos processos de trabalhos.
6. Gestão de Porta Aberta
Possibilita livre acesso de trabalhadores da saúde, usuários e cogestores ao processo de gestão possibilitando maiores discussões que gerem produção de saúde e satisfação dos sujeitos envolvidos na vida hospitalar.