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http://www.saude.sc.gov.br/hijg/gth/principal.htm

A história do Serviço de Humanização do Hospital Infantil Joana de Gusmão teve seu início no antigo Hospital Infantil Edith Gama Ramos nos anos de 1970. Inicialmente o Diretor Geral Drº Murilo Ronald Capella, implantou o serviço de voluntariado. A seguir o Drº Álvaro José de Oliveira, implantou ações humanizadas na terapia dos desnutridos.

Em 1979 quando da inauguração do novo hospital que veio a chamar-se HIJG, somaram-se a essas iniciativas outras como: arquitetura humanizada e decorada com motivos infantis.

Em 1980 com inauguração da UTI Pediátrica a equipe, coordenada por Leonice Tobias e pelas enfermeiras Isabel Q. Berreta e Maristela de Andrade, implantou ações como: acompanhamento da criança/adolescente pelos pais durante a internação na UTI, apoio religioso, reuniões da equipe da UTI com familiares, recreação, decoração da unidade.

As assistentes sociais Carmem Regina Souza e Dulcemeri Alice Watstko coordenavam as ações de humanização na área social. As Recreações eram realizadas pelos funcionários Kátia R. Borges, Zélia Thisen e Adriano de Brito com apoio da Associação de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS).

Gestores que contribuíram com a história da humanização do HIJG

Destacam-se como gestores que facilitaram a implantação de ações de Humanização: Gabriel Faraco, Newton do Valle Pereira e Waldemar Barbosa.

Marcos referenciais de Humanização no HIJG

Na Gestão do Drº Carlos Alberto Silva Junior, houve grande implemento cientifico o que muito contribuiu para fundamentar as ações de humanização realizadas na UTIP.

Na gestão do Drº Carlos Schoeler/Drº Roberto de Souza Morais (1995 e 1998) foi criada a gerência de assuntos comunitários e preventivos, que além de coordenar as ações preventivas e comunitárias, tinha por objetivo coordenar as ações de humanização.

Na gestão do Drº Jorge Barbato (1999-2002) criada a função de ouvidor do hospital, cargo ocupado pelo Drº Marcos Philippi. Ainda nesta gestão fora instituída pelo serviço de pedagogia a “Classe Hospitalar”, hoje chamada de Atendimento Escolar Hospitalar. E ainda o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH).

Na gestão do Drº Mauricio Laerte Silva (2003-2010) um novo referencial histórico foi estabelecido, ou seja, a criação do serviço de Atenção Humanizada e o serviço de Ouvidoria.

O Serviço de Atenção Humanizada

Coordenado desde sua fundação até a presente data pela médica Leonice Tobias, tem por objetivo implantar e implementar as diretrizes e dispositivos da Humanização da PNH

Premiação em Humanização no HIJG

O hospital foi ganhando espaço nacional por seu trabalho em humanização e passou a ser premiado. Entre esses prêmios cita-se o prêmio Fernando Figueira em 2005.

 

A PNH foi implantada no HIJG em 2003

As diretrizes e dispositivos desta política implantados no HIJG são:

Diretrizes:

  1. 1. Direitos dos usuários

Ações implantadas:

- Direitos ao acompanhante

- Alimentação para os acompanhantes

- Cadeira de descanso para acompanhantes

- Casa de apoio para acompanhantes

- Apoio Religioso para crianças/adolescentes e rede social

- Recreação

- Atendimento escolar hospitalar

 

2. Cogestão

Dispositivos de cogestão implantados:

- GTH

- Conselho Gestor

- Gestão de Portas Abertas

- Ouvidoria

- Reuniões de chefia com à presença de trabalhador da saude.

- Reuniões de serviços

3. Acolhimento

Ações implantadas

- O acolhimento para usuários e sua rede social

- O acolhimento para trabalhadores da saude

4. Saúde e valorização do trabalhador

4.1 Saúde do trabalhador

- Atendimento medico

- CIPA

4.2 valorização do trabalhador da saúde

- Comemoração do dia do profissional

- Comemoração do dia do funcionário público

- Acolhimento do funcionário doente

- Acolhimento do funcionário em situação de conflito

- Feiras de talento

5. Ambiência

O HIJG atende a todas as normas e ações estabelecidas pelos indicadores da Política Nacional de Humanização, ou seja, as normas técnicas para: acesso arquitetônico hospitalar, hotelaria, decoração, jardinagem e outros. A execução de decoração sazonal é realizada pela AVOS.

6. Clínica Ampliada

Desde 2003 a Diretriz Clinica Ampliada encontra-se implantada em algumas unidades clínicas e em alguns serviços ambulatoriais.

Dispositivo da Política Nacional de Humanização

  1. 1. Ouvidoria

Implantada desde 2003. Opera utilizando sistema presencial, e-mail, urnas hospitalares, fax e telefone.

A ouvidoria opera com demandas escritas e mediações. As demandas escritas são aceitas por via presencial, urnas hospitalares, carta correio, fax e e-mail. As respostas são enviadas via e-mail e carta correio (se não houver dados sigilosos). Se houver dados sigilosos o usuário da ouvidoria é avisado por e-mail ou fone que a resposta estará disponível na ouvidoria do HIJG.

2.  Grupo de Trabalho de Humanização (GTH)

O GTH foi implantado em 2000. Realiza reuniões semanais com duração de 90 minutos e discute problemas relacionados aos dispositivos e diretrizes da PNH e aponta soluções que são encaminhadas para o gestor.

3. Conselho Gestor

Implantado em 2004 o grupo é constituído por representante dos diversos setores hospitalares, comunitários e gestores. O objetivo é discutir e solucionar, demandas oriundas do GTH, ouvidoras e do processo de gestão.

4. Visita Aberta

Implantado desde 2006 com objetivo de garantir o acesso da rede social de crianças/adolescente hospitalizada. Coordenado e avaliado pelo serviço de Atenção Humanizada e operacionalizado pelo Serviço de Enfermagem e Portaria. O controle do visitante é informatizado.

5. Escuta Hospitalar

É um dispositivo de PNH de cogestao utilizado para ouvir os diversos segmentos hospitalares (trabalhador da saúde – Gestor – Usuários e rede Social), buscando diagnóstico que aponte soluções para a melhoria dos processos de trabalhos.

6. Gestão de Porta Aberta

Possibilita livre acesso de trabalhadores da saúde, usuários e cogestores ao processo de gestão possibilitando maiores discussões que gerem produção de saúde e satisfação dos sujeitos envolvidos na vida hospitalar.