SÃO JOSÉ
Inscrições abertas para médicos
Está aberto o credenciamento de médicos oftalmologistas para atuação em urgência e emergência no Hospital Municipal São José. As inscrições vão até 14 de novembro de 2013, e os documentos devem ser entregues neste período, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas, no prédio administrativo do Hospital Municipal São José, na rua Plácido Gomes, 488, bairro Anita Garibaldi.
A contratação de médicos oftalmologistas tem como objetivo ampliar o atendimento nesta área em casos de urgência e emergência. Por ser referência nessa especialidade, o São José recebe um grande número de pacientes. Só em 2012, foram mais de mil atendimentos de pessoas encaminhadas por outras unidades de saúde de Joinville e região.
Os procedimentos eletivos na área da oftalmologia permanecem sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde. O edital para credenciamento está disponível no http://www.hmsj.sc.gov.br/credenciamento-oftalmologistas.
NUTRIÇÃO
Cautela com os naturais
Grãos, farelos, chás e outros tantos alimentos naturais têm ganhado espaço nas prateleiras de supermercados e farmácias. Misturados na comida, em bebidas ou puros, eles entraram de vez no cardápio de uma parcela da população que busca hábitos alimentares saudáveis. As promessas são várias, passando por melhorias na digestão, na qualidade do sono, na pele, nos cabelos e até a prevenção de doenças. Mas, segundo especialistas, é preciso cautela. Antes de rechear as refeições de aveia, linhaça e chás, é preciso descobrir como consumi-los corretamente.
Segundo Débora Fernandes Rodrigues, nutricionista e mestranda em ciência de alimentos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a semente de chia contém compostos antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres, envolvidos no desenvolvimento de muitas doenças. O farelo de trigo e a linhaça apresentam fibras que podem aliviar a constipação intestinal, e o amaranto em flocos pode atuar na redução do colesterol. Entre esses e tantos outros benefícios prometidos, a ingestão desses alimentos deve ser acompanhada da ingestão de bastante água para que eles exerçam as funções esperadas.
“O consumo desses alimentos não é milagroso. Eles, de fato, apresentam muitas propriedades benéficas ao organismo, mas o consumo deve ser atrelado a hábitos de vida saudáveis e alimentação equilibrada”, explica Débora.
SARA LIRA | CORREIO BRAZILIENSE
MAIS ESPORTES
Corrida do Hemosc
Seiscentos e trinta atletas de diferentes idades participaram na manhã de ontem da 1ª Corrida de Rua do Hemosc, na Beira-Mar Continental de Florianópolis. Eles percorreram as distâncias de 5 e 10 km. Os vencedores ganharam um troféu. Nos 5 km, os vencedores foram José Adelino Correa (18min46seg) e Kelly Priscila Franz (22min12seg). Nos 10 km, os campeões foram Elder Benites (38min02seg) e Dilene Raulin (48min25seg).
Hemosc promove primeira corrida para incentivar doação de sangue
O Hemosc pede que mais pessoas sejam doadoras, principalmente no inverno, quando o número de doações cai
Saraga Schiestl
@Saraga_ND
Florianópolis
Os vencedores foram premiados logo após a corrida
A chuva não intimidou os participantes da 1ª corrida de rua promovida pelo Hemosc neste domingo (16) na avenida Beira-mar Continental. A atividade que reuniu 630 competidores nas categorias corrida e caminhada foi realizada para lembrar o dia mundial do doador de sangue, comemorado em 14 de junho. A maior parte dos atletas inscritos – profissionais ou amadores – é doador de sangue. Para incentivar que mais pessoas sejam doadoras, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina começa na segunda a campanha de doação de sangue no inverno, período que tradicionalmente baixam os estoques do Hemosc.
Entre os corredores, os vencedores na prova de 5km foram José Adelino Correa que terminou a prova em 18min46 e entre as mulheres Kelly Franz fez a prova 22min12. Na prova de 10km os vencedores foram Elder Bendes com o tempo de 38min02 e Dilene Raulin com 48min25. Além das atividades físicas, as crianças que passaram pela avenida Beira-mar Continental puderam realizar brincadeiras e outras ações recreativas durante toda a manhã.
A nova campanha
Com o tema “Cada voluntário é um herói”, utilizado no início deste ano, a campanha de doação de sangue no inverno destaca que o gesto de cada doador pode, efetivamente, salvar uma vida. Para ilustrar essa ideia, a iniciativa dos doadores voluntários é representada por dedos indicadores, vestidos com “roupas” de herói. Os dedos-heróis, ou "Hero Fingers" foram produzidos pelo fotógrafo australiano Julian Wolkenstein.
Quem pode doar sangue?
• Ter idade entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
• Ter repousado bem na noite antes da doação;
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.