icone facebookicone twittericone instagram

 

Portal G1 Santa Catarina

Santa Catarina possui quase 1 milhão de motocicletas em circulação
Aumento na quantidade de veículos faz crescer número de acidentes.
Dois hospitais de Florianópolis atendem cerca de 20 feridos por dia.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), até o mês de abril Santa Catarina já tinha 952.796 motocicletas em circulação. Os números de acidentes envolvendo motos também são altos. Somente nos quatro primeiros meses de 2013, a emergência do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, atendeu 875 pessoas feridas em acidentes com moto.

Conforme o diretor do Hospital Celso Ramos, Libório Soncini, fraturas expostas e traumatismo craniano são os traumas mais comuns sofridos por vítimas de acidentes com motos. "Entre 45% e 50% dos atendimentos nas emergências são a acidentados. Destes, a grande maioria, quase 90%, são de acidentes com motocicletas", diz. No Hospital de São José, na Grande Florianópolis, são atendidos, em média, 12 motociclistas feridos em acidentes por dia.

A empregada doméstica Priscila Nigueira sofreu um acidente há 1 ano e 8 meses. Na época, estava grávida e perdeu o bebê e o marido, que conduzia a moto. "Consequência de jovens que estavam fazendo racha. De menores e até hoje não consegui justiça. Minha mãe teve que sair do serviço para cuidar de mim", afirmou ela.

Rodrigo Silveira trabalha há 20 anos como motoboy, mas nem a experiência como contutor o salvou de um acidente grave. Ele bateu atrás de um carro e quebrou a perna em três lugares. "Estou pensando em largar a profissão. Já tive uns cinco acidentes, mas nada grave. Esse foi gravíssimo", diz.