HOSPITAL REGIONAL
Alerta sobre a hipertensão

Hoje, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, técnicos do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estarão nas ruas desenvolvendo ações de conscientização da população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

No Brasil, a incidência de pessoas com hipertensão passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. “Hoje, a hipertensão é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com destaque para o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no País”, adverte o cardiologista Edilson Roma.

De manhã, os técnicos de enfermagem estarão no terminal de ônibus do bairro Iririú. Eles farão a verificação da pressão arterial e a distribuição de folderes explicativos.

Do meio-dia às 14 horas, estão programadas palestras para os funcionários da Fundição Tupy e da Indústria Termotécnica. À tarde, as atividades ocorrerão no terminal do Centro.

BALANÇO DE 2012
Saúde investigou 5.497 acidentes de trabalhoTrabalhadores de Joinville se envolveram, no ano passado, em 5.497 acidentes de trabalho, segundo dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Destes, 343 são classificados como graves e 107 envolveram crianças e adolescentes. O número de mortes também chama a atenção: 53 trabalhadores morreram na cidade por causa a acidentes de trabalho entre o ano passado até março de 2013.

Ofensiva

Dalmo Claro de Oliveira tomou posse como vice-presidente regional Sul do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O Conass é uma entidade que se mobiliza por mais recursos para o setor, como é o caso do movimento Saúde + 10, que busca aumentar o investimento do governo federal na saúde pública (hoje a União investe 4%. O objetivo é aumentar para 10%). Ainda na foto, o ministro Alexandre Padilha (D) e Wilson Alecrim, presidente do Conass e secretário de Saúde do Amazonas.