CONTRA GRIPE A
Meta de Joinville é vacinar 110 mil
Campanha nacional foi apresentada ontem e começa em 15 de abril

O Ministério da Saúde lançou ontem a Campanha Nacional de Combate à Gripe A, que começa no dia 15 e vai até 26 de abril tem como meta a imunização de 1,5 milhão de pessoas em Santa Catarina, dentro dos grupos de risco: gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, mulheres até 45 dias após o parto, além de doentes crônicos que neste ano terão acesso ampliado aos postos de saúde. A meta em Joinville é de que 110.152 pessoas sejam imunizadas até o fim da campanha.

O maior grupo de risco a ser atingido pela campanha na cidade é o de idosos: a meta é atingir 46.378 pessoas acima de 60 anos. Em seguida, vêm os doentes crônicos (37.336), seguidos das crianças de seis meses até dois anos (11.708), dos trabalhadores da área da saúde (7.914), das gestantes (5.854) e mulheres que tiveram o bebê recentemente, até 45 dias após o parto (estimativa é de 962).

Mas quem não faz parte dos grupos de risco já pode encontrar a vacina à venda em clínicas particulares. Em Joinville, a vacina contra a gripe A já pode ser encontrada nas clínicas Curumim, Salutare, Clinigem e Bambini.

Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Joinville, Maria Goreti Cardoso, neste ano o Ministério da Saúde optou pela antecipação da vacinação, para garantir que a imunização seja ainda mais eficiente. “Isso porque quanto mais cedo a pessoa toma a vacina, mais protegida as pessoas estão para o inverno”, diz. “O organismo precisa de um tempo, de dez a 15 dias após a dose da vacina, para criar os anticorpos contra o vírus da gripe”, explica. As clínicas particulares já estão vacinando, desde a semana passada, pessoas que não pertencem aos grupos de risco.

GRIPE A
Vacinação será antecipada
Santa Catarina é o Estado que abrirá a campanha nacional, que começará no dia 15 de abril

Santa Catarina abrirá a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe A, em 15 de abril, com 1,6 milhão de doses disponíveis, 642 mil a mais em relação ao começo da mobilização em 2012. É o Estado que teve o maior aumento percentual de doses, de 63,78%.

Com o reforço, Santa Catarina tem como meta, estipulada pelo governo federal, imunizar 80% dos 1,5 milhão de catarinenses que integram o público-alvo da campanha.

Apresentada ontem em Brasília pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a campanha nacional irá de 15 a 26 de abril, tendo no dia 20 o auge do esforço, chamado de “Dia D”. Em comparação a 2012, a mobilização iniciará três semanas mais cedo, permitindo que os grupos de risco entrem em maio, pico da circulação do vírus H1N1, imunizados.

As vacinas, que combatem três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e influenza B), estarão disponíveis em 65 mil postos em todo o país, com a meta de proteger 80% dos 39,2 milhões de brasileiros dentro dos grupos de risco: gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, presos, profissionais de saúde, mulheres até 45 dias após o parto, além de doentes crônicos que terão o acesso ampliado aos postos de saúde.

Neste ano, o país terá 42,9 milhões de vacinas, 29,49% a mais do que na mobilização anterior, alta que permitiu o reforço nas doses para os catarinenses, que registraram 76 mortes causadas pelo H1N1 em 2012. Foi justamente no Sul, que concentrou a maioria dos óbitos, que o ministério focou os esforços.

ANGÉLICA SATTLER E GUILHERME MAZUI | Brasília