SAÚDE QUER VACINAR 117 MIL CONTRA GRIPE

Com início previsto para 15 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe (influenza e gripe A) em Joinville vai atender também aos pacientes crônicos (diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, entre outras), além dos grupos tradicionais, como crianças até dois anos anos, gestantes, idosos e trabalhadores na saúde. A campanha quer atender a 117 mil pessoas, ou seja, mais de uma a cada grupo de quatro joinvilenses. No ano passado, a meta da Secretaria de Saúde de Joinville era de vacinar quase 70 mil pessoas – o objetivo foi praticamente atingido. Na região, a meta é vacinar 150 mil pessoas.

Quem se habilita?

O secretário Dalmo Claro luta para que Hercílio Fronza continue no comando do Hospital Regional. Já o secretário municipal de Saúde, Armando Dias, ocupa também interinamente o comando do São José. Assim estão os dois hospitais públicos de Joinville, com interinos.

TUBERCULOSE
Rede pública terá diagnóstico rápido

O Ministério da Saúde anunciou ontem que vai disponibilizar na rede pública em todo o país, até o fim do ano, um teste rápido para diagnóstico da tuberculose.

O exame pode detectar o bacilo causador da doença em duas horas, além de identificar se o paciente tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.

No exame tradicional, são necessários de 30 a 60 dias para realizar o cultivo da microbactéria e mais 30 dias para obter o diagnóstico de resistência à rifampicina.

Com o novo teste, os índices de sensibilidade e de especificidade, segundo a pasta, chegam a 92,5% e 99%, respectivamente, o que diminui a possibilidade de ocorrer um falso positivo.