SAÚDE
Postos de saúde oferecem atividades preventivas
No mês de março, haverá uma série de atividades voltadas à promoção da saúde da mulher e prevenção de doenças em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3). Uma oferta maior de exames preventivos de colo uterino será oferecida nas unidades de saúde, além da solicitação de mamografia para mulheres a partir de 40 anos. Um dos objetivos da ação é sensibilizar as usuárias a se prevenirem contra os cânceres de mama e de colo.
COBERTURA
Operadoras de saúde terão de apresentar justificativa
Operadoras de saúde terão de apresentar uma justificativa por escrito para seus clientes no caso de negativa de cobertura. A resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com a nova regra deverá ser publicada hoje no “Diário Oficial” e passa a valer a partir do dia 7 de maio. A medida prevê que operadoras têm um prazo de até 48 horas para informar as razões da recusa. Isso pode ser feito por carta ou por meio eletrônico.
GERAIS
Plano de saúde terá de justificar negativa
A partir de 7 de maio, a operadora de saúde que negar marcar consulta, exame ou outros procedimentos deverá apresentar justificativa por escrito ao usuário em até 48 horas. A explicação deve estar em linguagem acessível e apontar – na lei ou em cláusulas do contrato assinado – uma razão para a recusa. O documento pode ser enviado via carta ou e-mail e precisa ser solicitado pelo usuário à operadora. As regras foram estabelecidas em uma nova resolução da ANS, que deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União e entra em vigor em 60 dias.