icone facebookicone twittericone instagram




Influência
Em estudo sobre a relação entre saneamento e a ocorrência de doenças, divulgado ontem pelo Instituto Trata Brasil, Joinville não se saiu mal, apesar da baixa cobertura de esgoto. A cidade apresentou a 25ª mais baixa incidência de internação por diarreia. Foram pesquisados os 100 maiores municípios do País.


Comparação
Mas é claro que há uma conexão. Em Florianópolis, onde a cobertura do esgoto passa de 50% (em Joinville, estava em 16%), a taxa de internação é menor. Já em Blumenau, com 3,3% de cobertura naquele momento, as diarreias tiveram maior incidência.

 

 

Dengue
Encontrado foco do mosquito

O Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Guaramirim encontrou esta semana o primeiro foco do mosquito Aedes Egypti, transmissor da dengue. O foco foi detectado na segunda-feira em uma armadilha, perto da rodoferroviaria, na área central da cidade. Segundo a coordenadora do programa, Marister Câmara Canto, todos os imóveis num raio de 300 metros no entorno do local estão sendo visitados para eliminar toda água parada.

Marister comenta que a população está sendo alertada sobre o combate ao mosquito da dengue. Isso ocorre com simples atitudes como evitar que sejam deixados objetos e recipientes com água parada nas casas e em empresas. O mosquito da dengue é um inseto urbano que se reproduz em água limpa e parada e deposita seus ovos na parede de recipientes ou materiais que acumulam água como lixo, pneus, lonas e sucatas .


O ovo do mosquito é resistente e pode ficar vivo por mais de um ano no seco, por isso é importante lavar com esponja, pelo menos uma vez por semana, a bandeja do depósito do degelo das geladeiras, bebedouros de animais e tratar a água das piscinas.

 

 

Decisão polêmica
Anvisa quer fim do álcool em líquido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, comercialização e distribuição de álcool em líquido no país. A resolução provocou polêmica entre os produtores, que afirmam que a medida não tem valor legal.

– O assunto ainda está sob análise da Justiça. A Anvisa não poderia agir antes de uma decisão – afirmou o porta-voz da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de álcool (Abraspea).


O embate começou em 2002, quando a Anvisa, pela primeira vez, editou uma resolução determinando a proibição da venda de álcool em líquido. A medida tinha como objetivo reduzir acidentes como queimaduras e ingestão acidental do produto. Na época, associações das empresas ingressaram na Justiça pedindo a nulidade da resolução.


Ano passado, a Justiça concluiu que a resolução da Anvisa era válida. A Abraspea entrou com recurso, que ainda está sob análise. Para a Anvisa, o recurso não suspende a validade da decisão da Justiça. A Abraspea discorda. Uma outra ação foi interposta, justamente para definir se o recurso apresentado tinha poderes de suspender a decisão da Justiça.

 

Artigos
Sobre a saúde e a doença no mundo, por Jauro Collaço*

A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários da Saúde, realizada em Alma-Ata, capital do Cazaquistão, em setembro de 1978, com representantes de 136 países, elaborou uma declaração, da qual destaco: 1) Saúde é estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade é um direito humano fundamental , e a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação conjunta de vários setores. 2) A desigualdade no estado de saúde dos povos é política, social e economicamente inaceitável.

As metas estabelecidas pela conferência estavam programadas para serem atingidas por todos os povos do mundo até o ano de 2000.

A revista médica inglesa The Lancet publicou, em dezembro, artigos sobre as doenças entre 1990 e 2010 seguindo as informações recebidas do GBD 2010 (Global Burden of Disease Study), Estudo da Carga Global de Doença. O GBD 2010 é composto por centros de excelência no mundo, pela Organização Mundial da Saúde com apoio do Banco Mundial e Fundação Bill & Melinda Gates. Cito apenas três das conclusões: 1) Houve queda da mortalidade das crianças até cinco anos de idade. 2) As mortes por acidente de trânsito aumentaram cerca de 50%. 3) A expectativa de vida para as pessoas aumentou, ultrapassando os 70 anos na maioria dos países, porém, a população ficou mais propensa a doenças do coração, cérebro, câncer, olhos, rins, ossos e diabetes.

Os cuidados primários da saúde, conduzidos por governos capacitados, produziram resultados satisfatórios, mas a doença não tem recebido a mesma atenção, em virtude da inoperância dos governantes para que a longevidade do ser humano seja digna e feliz.

*Cirurgião cardiovascular, professor da UFSC e Unisul

 

 

Anvisa publica proibição da venda de álcool líquido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (25), no “Diário Oficial da União”, a resolução que proíbe a fabricação, distribuição e venda de álcool líquido com graduação superior a 54º GL. Os produtos devem ser recolhidos dos supermercados.

A proibição é resultado da decisão do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, que em julho de 2012 se manifestou pela legalidade da resolução da Anvisa, de 2002, que proibia a comercialização do produto. Em janeiro deste ano, o TRF-1 informou que a medida não teria validade até serem julgados recursos pendentes relacionados ao tema.

Em julho passado, o tribunal validou a resolução de 2002, que permitia apenas a venda de álcool gel ou líquido com teor menor do que 54º GL. Depois disso, a Anvisa deu 180 dias para a adequação do setor. O objetivo é diminuir o número de casos de queimaduras e ingestão acidental.

 

 

Posto de saúde do Monte Cristo, na Capital, funcionará normalmente nesta quarta
Cerca de 300 pacientes ficaram sem atendimento nesta terça-feira


O posto de saúde do bairro Monte Cristo, localizado na região continental de Florianópolis voltará a operar normalmente nesta quarta-feira (27). O atendimento a comunidade foi cancelado nesta terça-feira (26), por causa de agressões sofridas por funcionários no local.

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira com o Secretário do Continente, João Batista Nunes e funcionários do posto de saúde, ficou definido que a Guarda Municipal e a Polícia Militar deverão intensificar as rondas nas imediações. Além disso, serão feitas reuniões com a comunidade do Monte Cristo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do serviço de saúde e respeito aos funcionários públicos.