Visor- Rafael Martini

SORRIR FAZ BEM

O Centro de Pesquisas Oncológicas completa 38 anos no sábado com poucos, mas bons motivos para comemorar. É que nos próximos dias serão abertos mais 20 leitos para tratamento de pacientes com câncer, totalizando 56 vagas.

Enquanto isso, segue a esperança de que até 2013 o centro cirúrgico seja entregue, concluindo toda a obra. Quem passou por lá ontem foi o Mané Darci, fazendo a alegria dos pacientes e funcionários.

DIRETAS
  - Servidores da Secretaria da Saúde fizeram manifestação nas galerias e plenário da Assembleia. Cobram definição do governo sobre a hora-plantão. O prazo dado expira no dia 23 de outubro.

ARTIGOS
Nosso desejo no Dia do Médico, por Vicente Pacheco Oliveira*

O dia 18 de outubro, segundo o calendário litúrgico, é dedicado a São Lucas, discípulo de São Paulo, e, de acordo com a tradição, médico. Por este motivo, nesta data é comemorado o Dia do Médico. Nos Brasil, os médicos, nos últimos anos, infelizmente, não têm muito a comemorar.

Compondo, juntamente com outros profissionais, a linha de frente na aplicação das políticas de saúde deliberadas pelos governantes, são estes os primeiros a enfrentar as mazelas das crônicas deficiências que existem, em todos os níveis da saúde pública brasileira, como todos sabemos.

Quando as marcações de consultas demoram meses, quando os medicamentos faltam ou acabam, quando os exames não são feitos ou demoram, quando faltam ambulâncias ou estas são inadequadas para o transporte de doentes, quando inexistem vagas em hospitais e, sobretudo, em UTIs, fazendo com que famílias fiquem desesperadas, são os médicos que ali estão, sofrendo a angústia de todas as falhas e, por vezes, sendo acusados de conivência com este sistema injusto.

Estamos cansados de assistir à saúde ser mote de campanhas e promessas de programas de governos, sem que nada de efetivo aconteça. Nesta semana, que deveria ser de festividades e comemorações, estamos, em união com todas as entidades médicas, participando da paralisação de atendimento a alguns planos de saúde que insistem em pagar ao médico valores que não dignificam nossa profissão.

As entidades médicas promoveram o abraço ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, uma das unidades hospitalares públicas mais emblemáticas do Estado. É preciso que a sociedade esteja atenta, cobrando dos governantes que tais situações não continuem atingindo tão degradantes patamares. Esse seria um grande presente.

*Dermatologista e presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (Cremesc)

ARTIGOS
Sobre ser médico: uma homenagem, por Aguinel José Bastian Junior*

Caneta em punho para escrever um texto sobre ser médico. Escrever sobre a medicina humanitária e a arte de cuidar, sobre a fascinante jornada de aplacar sofrimentos, promover a saúde do outro, comemorar a vitória da vida e chorar a impossibilidade diante da morte. Do privilegiado acesso ao ser humano e à sua mais profunda intimidade, nasce a óbvia responsabilidade do médico com todo o contexto em que vive o indivíduo que é a razão de sua existência: o paciente.

Mais do que conhecer a ciência do seu ofício, há que ter plena consciência do seu potencial transformador. O médico tem influência no cotidiano das pessoas porque suas atitudes alcançam o outro, deslizando suavemente sobre a mais importante faceta da relação médico-paciente: a confiança.

Ao contemplar esse efeito transcendente da atividade, educativo e transformador, justamente num momento de crise do trabalho médico, das instituições de saúde, do financiamento do SUS e do questionamento do ato médico pela sociedade, tenho, forçosamente, que refletir sobre atitudes.

Ignorar os conceitos de cidadania resulta num indivíduo apático, conformista e cúmplice das mazelas do sistema, da insuficiência das instituições e das mortes por desassistência. O médico não pode ser inerte ao ponto de se calar e se pôr de joelhos diante da arrogância do poder econômico ou das políticas que se servem em vez de servir.

A Associação Catarinense de Medicina (ACM) entende seu papel de entidade fomentadora da educação médica continuada e oferece aos médicos a Escola de Governança e Cidadania Ativa, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses e com a Associação do Ministério Público de SC.

Diante do papel do médico e da importante data que hoje se comemora, entendo que esse é, na verdade, um presente para a sociedade.

*Presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM)