OPINIÃO DE A NOTÍCIA
Acordo com o Bethesda

Com o novo convênio entre a Prefeitura de Joinville e o Hospital Bethesda, com ampliação do volume de repasses do município ao estabelecimento filantrópico, pode finalmente acabar uma circunstância lamentável na saúde da cidade: a rede pública sofrendo com a falta de leitos e um hospital ocioso, com capacidade de atender a pelo menos parte da demanda que os demais hospitais de Joinville não dão conta. Espera-se que o propósito do convênio se confirme – também há previsão de realização de outros procedimentos no Bethesda, além da internação.

Não há motivos para resistência às parcerias entre a Prefeitura e outros órgãos que não estejam sob administração pública. O acordo aprovado recentemente pela Câmara de Joinville e imediatamente transformado em lei atende às regras do Sistema Único de Saúde (SUS). E, como tal, o repasse será acompanhado pelas autoridades. Assim, pode acabar essa inaceitável situação de falta de leitos de um lado e leitos vazios de outro. Isso em um ambiente no qual a Prefeitura e o Hospital Bethesda queriam um acordo há tempos, mas uma série de fatores impedia a parceria até agora. Agora, finalmente, o hospital instalado em Pirabeiraba poderá atual como retaguarda do São José e mesmo do Regional. Joinville não pode se dar ao luxo de desperdiçar leitos.

Bethesda terá 40 novos leitos
Hospital receberá pacientes do São José e do Regional a partir de 2013

O Ministério da Saúde deve assinar nos próximos dias a portaria que confirma o repasse de recursos para os hospitais públicos de Joinville e para que o Bethesda se torne retaguarda da rede, com a disponibilização de mais 40 leitos em 2013, conforme a Secretaria de Saúde. A medida pretende dar fôlego ao atendimento no São José, que registra frequente lotação no pronto-socorro.

Cada hospital público (Regional, Municipal e Infantil) receberá R$ 3 milhões por ano para otimizar o PS. O Bethesda terá R$ 2,52 milhões para disponibilizar 20 leitos de retaguarda e mais 20 de longa permanência e outro R$ 1,98 milhão para auxiliar no atendimento pelo SUS.

Os leitos de retaguarda servirão para alojar os pacientes que precisam de cuidados menos complexos, e os de longa permanência serão para os pacientes crônicos. A unidade tem seis meses para se adaptar, mas o diretor-geral, Hilário Dalmann, acredita que em 90 dias, após a liberação dos recursos, a ala C esteja estruturada. Com a mudança, deverão ser contratados pelo menos 40 profissionais, maioria deles enfermeiros e técnicos de enfermagem. Na ala B, serão recebidos os pacientes cirúrgicos, os particulares e os do SUS que chegam pelo pronto-socorro.

Os leitos da ala C serão usados por pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde, pelo Centro de Regulação, que será reformulado para administrar os leitos do São José e os 40 dos Bethesda, além dos hospitais de Guaramirim e de Rio Negrinho, que também servirão de retaguarda. Segundo a secretária de Saúde, Antônia Grigol, a ideia é ter gente 24 horas administrando estes leitos. “Precisamos otimizar para que as pessoas recebam assistência”, diz.

Médicos da rede pública fazem manifestação no Hospital Infantil em Florianópolis
Os funcionários pedem mais contratações e melhorias nas unidades de saúde

Abraço à Saúde Catarinense integra o calendário de ações da Semana do Médico
Cerca de 50 médicos participaram do Abraço à Saúde às 11h desta terça-feira na emergência do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), Cyro Soncini, a expectativa de adesão era um pouco maior, mas o objetivo foi alcançado. “Queremos chamar a atenção do governo para que haja novas contratações”, explica Cyro.

O protesto também visa melhorar a situação das unidades de saúde estaduais que, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina, em alguns casos contam com apenas um médico nas escalas de plantão.

“Temos casos como o hospital infantil em que leitos estão fechados por falta de pessoal. Há poucos dias o governo anunciou um pacote de obras para a saúde. Um investimento alto, mas que não prevê a contratação de pessoal”, afirma Cyro Soncini, presidente do sindicato.

O Abraço à Saúde Catarinense integra o calendário de ações da Semana do Médico, que inclui a suspensão de atendimento a planos de saúde sem acordo com o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa
Catarina (Cosemesc)

A Tribunanet

Representantes da Secretaria de Saúde de SC visitam Hospital São Donato

Ampliar Imagem Conforme anunciado na reunião da última segunda-feira pelo secretário-adjunto da saúde, Acélio Casagrande, dois representantes da Secretaria de Saúde de Santa Catarina estiveram na sede do Hospital São Donato (HSD) na manhã desta terça-feira para rediscutir a contratualização da instituição com o estado. A discussão pautou principalmente o retorno de referência do hospital em cirurgias eletivas e a auto-sustentabilidade do HSD.

Os técnicos levaram as informações para a sede da Secretaria de Saúde, onde depois de passar pelo crivo de Casagrande deverá ser avaliada junto ao governador do estado, Raimundo Colombo. Participaram do encontro a gerente de controle e avaliação estadual, Cleidenara Weirich, e uma das técnicas do mesmo setor, Giovana Schneider. Além da diretora da instituição Sirlei Cardoso e dos demais técnicos do hospital, uma equipe da 21ª Regional de Saúde também reforçou o levantamento.

Sul Notícias

Técnicos do Estado visitam o Hospital São Donato

Içara - Conforme anunciado na reunião da última segunda-feira pelo secretário-adjunto da saúde, Acélio Casagrande, dois representantes da Secretaria de Saúde de Santa Catarina estiveram na sede do Hospital São Donato (HSD) na manhã desta terça-feira para rediscutir a contratualização da instituição com o estado. A discussão pautou principalmente o retorno de referência do hospital em cirurgias eletivas e a auto-sustentabilidade do HSD.