icone facebookicone twittericone instagram


OBESIDADE PRECOCE
Perder peso vira um drama para o jovem
Em 2013, idade mínima para fazer a cirurgia pelo SUS cairá para 16 anos

Em cada grupo de 10 crianças obesas, quatro abandonam na metade o tratamento para reduzir o peso. A revelação é do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo, feita um dia depois de o SUS anunciar que, a partir do ano que vem, adolescentes de 16 anos com quadro de obesidade mórbida poderão fazer a cirurgia de redução de estômago. Hoje, a idade mínima é 18 anos.

Odiretor de Nutrição do instituto, Daniel Magnoni, avalia que o resultado da pesquisa indica as dificuldades de manter esses pacientes na rotina do tratamento:

– Na criança é difícil fazer uma dieta adequada no dia a dia, com a merenda escolar completamente fora de controle e a possibilidade do fast food.

Entre as crianças que abandonaram o tratamento, os fatores de risco relacionados à obesidade aumentaram em um terço delas. Com o passar do tempo, muitas delas atingem a classificação de obesidade mórbida.

Há anos, o Conselho Federal de Medicina pedia a redução da idade para a chamada cirurgia bariática. Uma pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 verificou que entre os 10 e os 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso – em 1970, esse índice estava em 3,7%. Um em cada três brasileiros de cinco a nove anos têm peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

A endocrinologista Rosana Radominski, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, afirma que a inclusão dos jovens de 16 a 18 anos trará impacto positivo, pois este jovem já amadureceu e dois anos, nessa fase, é um tempo muito grande.

 

São Paulo