INFESTAÇÃO DE POMBOS
Direção do São José em

direção do Hospital São José e a Secretaria Municipal da Saúde buscam soluções para a infestação de pombos, descoberta na parte superior do prédio da unidade de saúde. As fezes das aves contêm um fungo – o Criptococus neofarmans – que provoca doenças, como a meningite.

Hoje, serão acionadas a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Fundema e a Vigilância Epidemiológica para analisar a situação, orientar sobre prevenção e indicar a melhor forma de afastamento das aves. É importante lembrar que não é recomendado o abate precoce, tampouco a uso de métodos que possam ferir os animais. Qualquer tipo de manifestação nesse sentido configura crime ambiental. Os métodos indicados são preventivos.

Segundo o diretor executivo, Fabricio Machado, é importante que a comunidade ajude, evitando alimentar os pombos. “Isso ajudará a evitar a proliferação das aves”, alerta.

HOSPITAL REGIONAL
Aparelho vai auxiliar cirurgias bariátricas

O Hospital Regional recebeu da Secretaria de Estado da Saúde equipamento de videolaparoscopia para cirurgias bariátricas. O aparelho possibilita um procedimento cirúrgico menos invasivo e recuperação mais rápida, além de reduzir o tempo de internação. O hospital realiza em média 12 cirurgias bariátricas por mês.

SÁUDE
Servidores continuam trabalhando

Os servidores estaduais da Saúde decidiram não entrar em greve. Eles continuam em estado de greve até o dia 2 de outubro quando haverá nova assembleia.

Nesta data, a categoria deverá decidir se entra em greve ou não. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado (Sindsaúde/SC), Pedro Paulo das Chagas.

Na assembléia de ontem foi aprovada uma comissão paritária com representantes da categoria e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ideia é estudar em conjunto uma forma de reajuste salarial. A pauta aprovada ontem foi encaminhada pelos servidores à SES, em uma passeata. O grupo com 2 mil pessoas, segundo cálculo do Sindsaúde, caminhou da Praça Tancredo Neves até a SES, na Rua Esteves Junior, Centro da Capital.

De acordo com Pedro Paulo, a categoria decidiu trabalhar somente as 30 horas semanais previstas em lei. Os servidores reivindicam aumento salarial. O valor ainda não foi definido, de acordo com o Sindsaúde. As negociações com o governo começam hoje.

GERAIS
Mais alas no Regional São Paulo, em Xanxerê

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, inauguram hoje as alas de urgência/emergência e a unidade de internação do Bloco I do Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê.

A obra recebeu R$ 9 milhões por meio de convênio entre Secretaria da Saúde e o hospital. Na solenidade, que ocorrerá a partir das 14h30min, também será assinada a autorização para o lançamento do edital de um novo convênio, no valor de R$ 10 milhões