UTI
Reabertos dez leitos do Regional

A UTI do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt voltou a funcionar com a capacidade total na manhã de ontem, após dez leitos da unidade terem sido reativados. O hospital, que conta com 20 leitos de terapia intensiva, estava operando apenas com a metade da capacidade por falta de médicos.

Há cerca de um mês, clínicos e cardiologistas que prestaram concurso em abril começaram a ser chamados. “Até agora, seis clínicos e dois cardiologistas apresentaram documentação”, diz o diretor Renato Castro. Ele informou que outros quatro cardiologistas ainda serão chamados.

Novos aparelhos de anestesia, ultrassom e torre de endoscopia devem chegar em 30 dias. A Secretaria da Saúde liberou ontem a ordem de fornecimento dos equipamentos

FLORIANÓPOLIS
Relatório sobre as mortes por Gripe A é divulgado

Na tarde de hoje, a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde apresentam os dados da investigação das mortes por H1N1 e a avaliação das ações e estratégias usadas em SC. A divulgação será no auditório do Hospital Nereu Ramos. Dados preliminares mostram que 50% dos casos poderiam ter sido evitadas se os pacientes tivessem tomado o Tamiflu.

Rapidinho
Bastaram poucas horas pela manhã para os leitos reativados da UTI do Hospital Regional serem ocupados. Das dez camas, oito estavam com pacientes e um nono aguardava para cirurgia. Para Dalmo Claro, as UTIs antes representavam de 5% a 10% dos leitos de um hospital. Hoje, teriam de ser 20% do total.

GRIPE A
Secretaria avalia número de óbitos

Hoje, a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde apresentam os dados da investigação dos óbitos por Influenza A H1N1, bem como a avaliação das ações e estratégias utilizadas em Santa Catarina. A coletiva acontece às 15h, no auditório do Hospital Nereu Ramos, no Bairro Agronômica.

Dados preliminares dessa pesquisa, nas primeiras 28 mortes por H1N1 no Estado, apontaram que 50% delas poderiam ter sido evitadas se os pacientes tivessem tomado o Tamiflu em até 48 horas depois dos primeiros sintomas.

Um exemplo foi a primeira morte por Gripe A do Estado. Uma menina de dois anos morreu três dias após a contaminação pelo vírus ter sido diagnosticada, mas a criança já estava com os sintomas há quase 15 dias.

De acordo com o último relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica no dia nove de agosto, Santa Catarina já registrou 752 casos da doença e 73 mortes.

HANS DIETER
Reativados 10 leitos em UTI de Joinville

A UTI do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt voltou a funcionar de acordo com a capacidade total na manhã de ontem, após 10 leitos da unidade terem sido reativados. O hospital que conta com 20 leitos de terapia intensiva estava operando apenas a metade em decorrência da falta de médicos.

Há cerca de um mês, clínicos gerais e cardiologistas, que prestaram concurso em abril, começaram a ser chamados pela administração.

– Até hoje (ontem) seis clínicos e dois cardiologistas apresentaram a documentação, alguns pediram prorrogação e outros entraram com pedido de desistência – diz o diretor do regional, Renato Castro.

Com a UTI funcionando com toda a sua capacidade, 10 leitos servem para geral e os outros 10 para problemas cardiológicos. Segundo Castro outros quatro cardiologistas ainda deves ser chamados.

Duas mil pessoas aguardam para fazer procedimentos

Novos aparelhos de anestesia, ultrassom e torre de endoscopia devem chegar em 30 dias. A secretaria de estado da Saúde liberou, ontem, a ordem de fornecimento dos equipamentos que irão amenizar à demanda do hospital.

Conforme Castro, os dois aparelhos de ultrassom vão diminuir a fila de duas mil pessoas que aguardam pelo procedimento. Os novos aparelhos de anestesia irão diminuir o risco de erros, já que, segundo Castro, dos seis que o hospital possui apenas quatro são considerados confiáveis, e anova torre de endoscopia vai evitar que a unidade precise emprestar um cabo do hospital infantil para fazer o equipamento funcionar.

Joinville