icone facebookicone twittericone instagram

 

Estado já registra 55 mortes por gripe A no ano

Santa Catarina já registrou 55 mortes por gripe A, o que garante ao Estado o título de campeão em óbitos decorrentes da doença. O Ministério da Saúde reforçou a recomendação para que as pessoas tomem a segunda dose da vacina contra a gripe, principalmente crianças de até dois anos.


 País

 

SAÚDE
Gripe A já matou 159 neste ano

Pelo menos 159 pessoas morreram no País neste ano vítimas da gripe A. Dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde mostram que a maioria dos óbitos, 104, ocorreu nos Estados da região Sul. Santa Catarina registrou 55 mortes, o maior número em decorrência da gripe A. O ministério reforçou a recomendação para que as pessoas tomem a segunda dose da vacina contra a gripe, principalmente crianças até dois anos.

O total de pacientes hospitalizados no País e confirmados com gripe A soma até agora 1.449 pessoas. Mais uma vez, a região Sul também contabilizou a maioria dos casos, com 1.117 internações. Em São Paulo, foram 170 internações e 24 mortes por causa da gripe.

 

 

 

 

COMBATE À AIDS
Tratamento universal até 2015

Relatório das Nações Unidas indica que em 82 países os investimentos aumentaram em mais de 50% para a prevenção

Ao comentar dados globais sobre Aids divulgados ontem, o coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no Brasil, Pedro Chequer, disse que há uma possibilidade de se alcançar tratamento universal da doença até 2015.

Segundo ele, a América Latina aparece como pioneira no acesso aos medicamentos antirretrovirais, seguida pela região do Caribe e pela África Subsaariana.

Em 2011, 8 milhões de pessoas receberam tratamento em países de baixa e média renda, um aumento de 1,4 milhão em relação ao ano anterior. Ainda assim, o número representa 54% das 14,8 milhões de pessoas que precisam ser tratadas na região. O relatório indica que 82 países aumentaram em mais de 50% os investimentos nacionais no controle e prevenção da Aids entre 2006 e 2011. Países de baixa e média renda, juntos, representaram investimentos de US$ 8,6 bilhões no ano passado, um aumento de 11% em relação a 2010.

Lançamento de medicamento exige cautela, diz coordenador

Sobre o medicamento Truvada, aprovado nesta semana pelo governo norte-americano como alternativa para prevenir a infecção pelo HIV, o coordenador do Unaids ressaltou que o remédio está sendo divulgado como uma espécie de panaceia e que é preciso ter cautela.

– Temos outras pesquisas com maior relevância no sentido do controle da epidemia do que esta – disse Chequer, ao destacar um estudo que indica a eficácia do tratamento antirretroviral como forma de prevenir a infecção entre casais em que um dos parceiros tem Aids.

– Não podemos comemorar (o Truvada) como um milagre – disse.

O diretor do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis AIDS e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, informou que a estimativa é de que 250 mil brasileiros estão infectados pelo vírus HIV, mas não sabem, e que em 2011, 25 mil a 30 mil novos pacientes entraram na rede de tratamento. No mundo foram registrados, em 2011, 2,5 milhões de novos casos. No mundo, atualmente, segundo a ONU, 34,2 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV. Destas, 30,7 milhões são adultos e 16,7 milhões são mulheres.

 

Brasília

 

 

TABAGISMO
Remédio para fumantes

Florianópolis foi uma das 11 cidades brasileiras selecionadas para participar de um estudo global sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica, uma enfermidade irreversível que atinge principalmente fumantes, causando cansaço e falta de ar.

O estudo, que tem como objetivo avaliar os efeitos de uma nova droga que promete amenizar os sintomas da doença, será realizado com mais de 2 mil pacientes de 21 países e vai durar um ano. No Brasil, 8 milhões de pessoas sofrem dessa doença pulmonar, de acordo com o Ministério da Saúde. A nova droga, chamada de roflumilaste e lançada no mercado brasileiro em 2011, é um anti-inflamatório de uso oral.