icone facebookicone twittericone instagram


HOSPITAL REGIONAL
Conhecida vencedora de licitação

O projeto de reforma do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, deve ser concluído em até 90 dias. A homologação da empresa vencedora da licitação ocorreu na manhã de ontem, na unidade de saúde.

“Se tudo correr conforme o previsto, esperamos licitar a obra no fim de outubro para em dezembro darmos a ordem de serviço”, garante o secretário regional Braulio Barbosa.

A empresa Julio de Abreu Arquitetura Ltda. venceu a licitação. No projeto, deve constar a reforma das alas A, B e C, do centro cirúrgico e do pronto-socorro.

As melhorias no hospital possibilitarão a reativação de quatro salas do centro cirúrgico, além da reabertura de 52 leitos e a criação de outros 20 na UTI para dor torácica. “Ao lado do pronto-socorro teremos um setor com leitos específicos para pacientes infartados, o que hoje não temos”, diz o diretor do Regional, Renato Castro.

 

 

GRIPE A
Professores vão receber vacina
Cerca de 5 mil educadores devem ser imunizados durante as férias

Desde a última quarta-feira, os professores de Joinville entraram nos grupos especiais que receberão doses da vacina contra a gripe A de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é imunizar cinco mil educadores das redes municipal e estadual.

Cada servidor poderá procurar o posto de saúde mais perto de casa com um comprovante da função para receber a dose.

A Secretaria Municipal de Educação espera que os professores se agilizem neste período de recesso para tomar a vacina. Quem está de plantão nos centros de educação infantil (CEIs) pode, segundo a assessoria de imprensa da secretaria, procurar os postos de saúde no contraturno. Cada escola foi avisada por e-mail sobre os procedimentos.

Quem também se organizou com aviso eletrônico para acionar os educadores foi a Gerência Regional de Ensino (Gered). A gerente Clarice Portella acredita que a maioria dos professores irá se imunizar, principalmente neste período, já que as férias começam a partir de quarta-feira.

Clarice irá tentar com outros municípios da região a vacinação dos professores. Por enquanto, só Joinville ofereceu as doses em parceria com o governo do Estado as doses. “Os professores são agentes dentro da escolas. Mexem com muitas pessoas. Correm risco. Têm o direito de ser imunizados”, diz.

Para receber a dose da vacina, os professores devem levar a carteirinha de imunização e um documento que comprove a função na rede pública municipal ou estadual de Joinville. Os educadores da rede privada não entraram neste pacote.

 

 


GRIPE A
Ainda há doses para outros grupos

Além de professores, outros grupos ainda podem ser vacinados contra a gripe A de graça nos postos de saúde. Há doses para crianças até cinco anos, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas que tenham cadastro no Centro de Referência de Imunobiológico Especializado (Crie).

Também foram imunizadas 1.428 pessoas do Presídio Regional de Joinville e da Penitenciária Industrial, entre detentos e funcionários. Os adolescentes e adultos que não estão nestes grupos também podem encontrar doses da vacina em clínicas privadas.

 

AIDS
1ª pílula para prevenir o HIV
EUA aprovam uso do Truvada desde que combinado com sexo seguro e testes

A primeira pílula para prevenir o HIV em adultos de grupos de risco foi aprovada ontem pela Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos. O Truvada teve a nova utilização aprovada pela FDA para prevenção contra o vírus causador da Aids, aliado ao sexo seguro e aos testes regulares.

Produzida pelo laboratório Gilead Sciences, na Califórnia, a pílula é encontrada no mercado dos EUA desde 2004, sendo usada no tratamento de pessoas infectadas com o HIV e indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais. O medicamento é considerado por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids, mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco. O custo do tratamento é avaliado em torno de 14 mil dólares por ano (cerca de RS 28 mil), o que o torna inviável para muitas pessoas.

A FDA informou que o Truvada deve ser usado como “parte de uma estratégia abrangente para a prevenção contra o HIV, que inclui outros métodos, como a prática de sexo seguro, a orientação para a redução de risco e os teste regulares de HIV”.

Um estudo, com 4.758 casais heterossexuais, em que um parceiro estava infectado com o HIV e outro não, mostrou que o Truvada reduziu em 75% o risco de contaminação.


 

Mais uma
Com direito até a ato público, o Hospital Regional de Joinville deu largada ontem para nova reforma, com a contratação de empresa para projeto. De 2003 para cá, foram consumidos R$ 9,2 milhões em obras no hospital, a maioria reformas e ampliações.

 

 

 

NOVIDADE - O secretário Dalmo de Oliveira (Saúde) homologou a empresa vencedora para a execução do projeto de reforma física do Hospital Regional Dieter Schmidt, que terá melhorias no centro cirúrgico, pronto-socorro e unidade de terapia intensiva com 20 leitos. A execução da obra só depende agora de licitação.

 

 

 

Visor


FRATURA
Os números são da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia: no primeiro trimestre de 2012 foram registrados 1.103 acidentes de trânsito em SC, com 1.529 feridos e 108 mortes. O médico Marcelo Lemos dos Reis, que acaba de assumir a entidade, diz que o desafio é melhorar as condições de trabalho.

 

Geral


GRIPE A
Professores entram para o grupo especial em Joinville
Período de recesso é aposta para que mais de 5 mil educadores se imunizem pela campanha deste ano

Desde a última quarta-feira, os professores de Joinville entraram nos grupos especiais que receberão doses da vacina contra a gripe A pelo SUS. O objetivo é imunizar cinco mil educadores das redes municipal e estadual. Cada servidor poderá procurar o posto de saúde mais próximo de casa com um comprovante da função e receber a dose.

Aposta da Secretaria Municipal de Educação é de que os professores se agilizem neste período de recesso para tomar a vacina. Quem está de plantão nos Centros de Educação Infantil (CEIs) pode, segundo assessoria de imprensa, procurar os postos de saúde no contra turno. Cada escola foi avisada por e-mail sobre os procedimentos.

Quem também se organizou com aviso eletrônico para acionar os educadores foi a Gerência Regional de Ensino (Gered). A gerente Clarice Portella acredita que a maioria dos professores irá se imunizar, principalmente neste período, já que o recesso começa a partir de quarta-feira.

Clarice irá tentar com outros municípios da região a vacinação dos professores. Por enquanto, só Joinville ofereceu em parceria com o governo do Estado as doses.

– Os professores são agentes dentro da escolas. Mexem com muitas pessoas. Correm risco. Têm o direto de serem imunizados – diz.

Para receber a vacina, os professores devem levar a carteirinha de imunização e um documento que comprove a função na rede pública municipal ou estadual.

Os educadores da rede privada não estão neste pacote. Além de professores, outros grupos ainda podem ser vacinados. Há doses para crianças até cinco anos, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas que tenham cadastro no Centro de Referência de Imunobiológico Especializado (Crie).

 

Joinville

 

 

 


MCDIA FELIZ 2012
Tíquetes para o evento já estão disponíveis

A Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos/Florianópolis) já iniciou as vendas de tíquetes para o McDia Feliz 2012, que será em 25 de agosto. Na data, o tíquete – que custa R$ 10,50 – poderá ser trocado por um sanduíche Big Mac em qualquer loja da rede McDonald's. Eles podem ser adquiridos na sede da Avos, na Rua Rui Barbosa, 152, Agronômica, junto ao HI. Os recursos serão utilizados na construção de um consultório dentário e ampliação de dois leitos na UTI de onco-hematologia do Joana de Gusmão. Fone (48) 3251-9017 ou pelo site www.avos.org.br.