Para oftalmologia
Após ação judicial ter barrado a contratação de clínica, a Secretaria de Saúde de Joinville vai investir em equipamentos para ampliar os serviços de oftalmologia, cuja demanda passa de 10 mil consultas. Serão comprados cerca de R$ 400 mil em equipamentos, a serem instalados no PAM do Boa Vista. Também está prevista a contratação de pessoal.

Visor

BISTURI NO JOELHO
A 6ª Câmara de Direito Civil do TJ condenou um ortopedista de Blumenau a pagar R$ 15 mil por danos morais a um paciente que, em julho de 2002, durante cirurgia em um ligamento, teve um fragmento de bisturi esquecido no joelho direito. Em junho de 2003, ao sofrer nova lesão, desta vez no joelho esquerdo, o autor procurou outro profissional. Como é praxe, o médico pediu radiografia dos dois joelhos. Foi quando ele verificou a presença da lâmina. Teve que fazer nova operação para a extração do corpo metálico. Cabe recurso.

GRIPE A
Blumenau reforça a prevenção

Secretaria da Saúde traça ações de combate e prefeito vai a Brasília obter garantia de que não faltará remédio para tratamento

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, participa hoje, em Brasília, de uma reunião com a diretora nacional do Programa de Imunização, Carla Domingues, e com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa da Silva. Ele irá apresentar um quadro detalhado da situação de Blumenau referente ao vírus H1N1.

O objetivo é obter a garantia de que não faltarão medicamentos de combate à gripe na região. Além disso, serão discutidas outras medidas de prevenção à doença e também ações futuras.

Na manhã de ontem, representantes do governo municipal, em especial da Secretaria de Saúde, se reuniram para discutir as novas ações a serem tomadas para prevenir o alastramento da gripe A na cidade. O foco foi a disseminação das orientações de prevenção, sobretudo no que diz respeito à higiene.

Ontem, um homem de 50 anos, que estava internado na UTI do Hospital Santo Antônio, não resistiu aos sintomas da doença e morreu. Esta é a sétima morte pela doença na cidade nos últimos 35 dias. Há suspeita de que duas mortes registradas esta semana possam ter sido devido à gripe A. A prefeitura aguarda o resultado dos exames para confirmar.

Santa Catarina é o Estado que mais registrou mortes por Gripe A no Sul do país neste ano. O último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive), divulgado no fim da tarde de ontem, contabilizava 365 casos da doença e 33 mortes. A região onde há mais registros de mortes é o Vale do Itajaí. Blumenau lidera com seis e 43 casos.

Nesta última atualização da Dive, os números mostram que o vírus H1N1 está chegando também a outras regiões. Fraiburgo e Videira, no Oeste, estão com 23 casos cada, seguidas de Itajaí, com 19, e Brusque, Criciúma e São José, com 14 pessoas infectadas em cada cidade.

Este é o segundo maior número de mortes já registrado no Estado. O último foi em 2009, quando houve a pandemia mundial. Naquele ano, 144 pessoas perderam a vida em SC em decorrência da infecção, e 3.029 ficaram doentes.

O diretor da Dive, Fábio Gaudenzi, explica que a elevação de casos registrados neste ano estão relacionados com o aumento de pessoas sensíveis ao vírus. Segundo ele, depois do surto em 2009, houve uma ampla campanha de vacinação que atingiu diferentes faixas etárias e imunizou quase a metade da população catarinense. Passados dois anos, a proteção diminuiu.

– A gente sempre fica alerta, e não preocupado, porque é um fenômeno que acontece todos os anos. No ano passado, por exemplo, não houve nenhuma morte por H1N1, mas 1,6 mil pessoas morreram em decorrência de outras doenças respiratórias.

Blumenau

Número de vítimas pela gripe A sobe para 33 em Santa Catarina
Novo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica aponta 365 casos já registrados no Estado
 Letícia Mathias

Florianópolis

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira mais um relatório sobre os casos de doenças respiratórias graves no Estado e o número de mortes pela Influenza A (H1N1) está aumentando a cada semana – já são 33 vítimas. A última morte registrada foi de uma menina de 14 anos, quarta-feira, em Turvo, Sul do Estado.

Desde janeiro, foram confirmados 365 casos de H1N1 e 33 mortes. Ainda há 158 pessoas com suspeita da gripe aguardando resultado de exames. O número de casos, proporcional à população, é mais evidente na região do Vale de Itajaí. Blumenau lidera a lista com 43 casos confirmados e seis mortes desde o início do ano.

Nesta quinta-feira (21), Fábio Gaudenzi de Faria, diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado e médico infectologista, esteve em Blumenau com integrantes da Secretaria de Saúde de Santa Catarina e do Ministério da Saúde para uma reavaliação dos óbitos por H1N1. O grupo tenta identificar os fatores de risco que somados ao vírus podem levar à morte. “Sempre temos aumento do número de óbitos no inverno, os vírus respiratórios circulam mais neste período. A diferença é que este ano temos a H1N1. Estamos dentro do previsto, mas fazendo de tudo para reduzir os números”, afirmou.

Tuitando
@ As reformas que nunca acabam do Hospital de Florianópolis estão para ser concluídas em novembro. Será mais uma unidade hospitalar a ser administrada por organização social
.