icone facebookicone twittericone instagram


HIPO E HIPERTIREOIDISMO
Ação para diagnosticar doenças
Médicas promovem campanha que terá consultas e exames gratuitos, no sábado

Cansaço, dores musculares e nas articulações, ganho ou perda de peso. Estes são alguns dos sintomas que podem representar indícios do mau funcionamento da tireoide, uma glândula localizada no pescoço.

Para prevenir e detectar doenças relacionadas à glândula tireoide, o Instituto Catarinense de Endocrinologia e Diabetes de Joinville (ICED) realiza uma campanha. Além de informar sobre os sintomas relacionados às doenças que atingem a glândula, as médicas do ICED irão diagnosticar e tratar os pacientes que apresentarem alguma alteração.

O evento será no dia 17, sábado, das 8 às 12 horas. Para participar, os interessados devem fazer agendamento pelo telefone (47) 3028-3894, em horário comercial.

Os participantes receberão folhetos educativos e poderão tirar dúvidas com a equipe médica. Cinquenta consultas serão feitas gratuitamente a pacientes com mais de 18 anos.

Além disso, dependendo da necessidade de cada pessoa, serão realizados exames de sangue, ultrassom e cintilografia da tireoide de graça.

A glândula tireoide produz hormônios que regulam o funcionamento de órgãos importantes, como cérebro, coração, rins, fígado, pele, além de estarem relacionados ao controle do metabolismo, da temperatura, reprodução, padrão de sono e, inclusive, estado de humor.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre o risco de doenças que, ao contrário do que muitos pensam, não afeta apenas mulheres e pode acarretar sérios danos ao organismo. “Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo), explica a médica Bárbara Vicente de Souza.

SERVIÇO
O QUÊ: ação de prevenção e orientação sobre as doenças da tireoide.
QUANDO: 17 de março, sábado, das 8 às 12 horas.
ONDE: no Iced, rua Alexandre Döhler, 129, Edifício Centro Médico União.
QUANTO: de graça.
INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO: (47) 3028-3894, em horário comercial

 

 


SAÚDE
Novos casos de meningite
Duas crianças de 11 anos e uma de três foram diagnosticadas com a doença viral em Joaçaba

Embora o número de casos não seja alarmante, vários cuidados já estão sendo tomados para evitar um novo surto de meningite viral em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. A terceira notificação da doença foi confirmada ontem.

Todas os doentes são crianças. A paciente mais recente é uma menina de 11 anos, que estuda em uma escola particular no Centro. Ela está internada com os sintomas de meningite e o quadro clínico é estável. Além dela, um menino de três anos, que teve o diagnóstico confirmado na terça-feira, permanece no hospital, com boa evolução para a cura. Outra criança, de 11 anos, contraiu e tratou a doença no mês de fevereiro.

Diante dos três casos, a Vigilância Epidemiológica está alertando as escolas para evitar que um novo surto da doença se espalhe, como ocorreu no final de 2011. Entre outubro e dezembro, foram notificados 23 casos na região e alguns tinham relação direta. Conforme a coordenadora do órgão, Sonia Pozza, foram feitas vistorias nas escolas onde estudam as crianças infectadas. Todos os alunos receberam orientações sobre higienização dos ambientes e sobre a importância de deixar as salas arejadas.

Ela reitera que não há motivo para pânico, porque os casos são isolados e a doença é comum nesta época de calor, quando o vírus se propaga com maior facilidade. Sonia disse que, embora duas crianças infectadas até agora estudem na mesma escola, as atividades não serão suspensas.

– Repassamos orientações quando houve o surto. As pessoas sabem dos cuidados. Como é um vírus, pode estar em qualquer ambiente, não só na escola – explica.

daisy.trombetta@diario.com.br