Hospital Regional
O Hospital Regional abriu concurso público para a contratação de dez médicos. Os salários são de R$ 4,2 mil para 20 horas de trabalho semanais. Sete vagas são para a emergência e três para a cirurgia geral.

Apoio
O Conselho Municipal da Saúde veiculou nota para a imprensa falando que apoia a Secretaria da Saúde e que analisou e aprovou o convênio entre o Hospital Bethesda e a Clínica Visão, investigada pelo MP-SC. “Não encontramos nenhuma justificativa concreta quanto às denúncias divulgadas, pois todos esses fatos já haviam sido esclarecidos previamente”, alega o documento.

AN Jaraguá

HOSPITAL JARAGUÁ
Banco de leite está quase vazio
Doações a recém--nascidos tiveram redução de 90% nas duas últimas semanas

O mês de dezembro sempre é considerado um período crítico para os responsáveis pelo banco de leite do Hospital Jaraguá. Isso porque as geladeiras da unidade, que costumam armazenar cerca de 60 litros por mês, estão quase vazias: ontem, havia somente seis litros para alimentar os bebês internados na UTI neonatal, o que representa uma redução de 90% na quantidade de leite disponível.

A enfermeira coordenadora do banco de leite, Marisa Hoffmeister, comenta que o problema ocorre porque muitas doadoras saíram de férias nas últimas duas semanas. Com isso, o número de mulheres que colaboram com a unidade, que chega a 20 por mês, caiu para sete. Mas o número de nascimentos não diminuiu e a maternidade deve fechar dezembro dentro da média de 200 nascimentos por mês. “A quantidade de doadoras nunca foi alta, sempre esteve no limite, mas até hoje conseguimos atender à demanda. O leite materno armazenado na unidade é destinado à alimentação dos bebês internados e é uma alternativa para as mães que não podem amamentar”, destacou.

Para evitar a falta do alimento aos bebês, Marisa pede às mães com excesso de leite e interessadas em doar para entrarem em contato com o banco de leite. “É um processo simples e indolor. Vamos até a casa da mãe e explicamos sobre como fazer a coleta e o armazenamento do leite. Depois, a equipe vai buscar”, destaca.

Ela reforça que o leite materno é o único alimento com todos os nutrientes de que a criança precisa e que, até os seis meses, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com ele. “O leite evita infecções. As mães que doam o leite estão fazendo um lindo gesto de solidariedade ajudando na saúde de outros bebês.” O banco de leite do Hospital Jaraguá existe desde 2007. Todo o leite doado passa por exames e por um processo de pasteurização, garantindo que seja adequado ao consumo.

Visor

OLHO VIVO
O setor de oftalmologia do Hospital Governador Celso Ramos bateu seu próprio recorde e contabilizou 16 transplantes de córnea em apenas uma semana. Do início do ano até novembro, a instituição já realizou 125 procedimentos, o equivalente a uma média mensal de 12 cirurgias. Segundo dados da SC Transplantes, em todo o Estado foram 417 transplantes de córneas em 2011.

Hospital Celso Ramos realiza 16 transplantes de córneas em uma semana em Florianópolis

O setor de oftalmologia do Hospital Governador Celso Ramos realizou quinta-feira (22), mais quatro transplantes de córneas. Só nessa semana foram feitos 16 procedimentos desta natureza. Do início do ano até novembro, a instituição contabilizou 125 transplantes, o equivalente a uma média mensal de 12 cirurgias. Segundo dados da SC Transplantes, responsável pela notificação, captação e encaminhamento dos órgãos, em todo o estado foram realizados até agora 417 transplantes de córneas.

“É muito gratificante para o nosso hospital e ao estado esta quantidade crescente de transplantes de córnea oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em especial, esta semana batemos uma marca inédita na nossa história. Se continuarmos assim, iremos atingir nosso objetivo principal que é zerar a fila de espera no Estado”, declara Ernani Garcia, chefe do setor de oftalmologia do Hospital Celso Ramos.

Ele afirma que o Celso Ramos é o hospital público com maior número de transplantes de Santa Catarina e também do Sul país. O primeiro transplante de córnea do ocorreu em 1995, realizado pelos médicos Ernani Garcia e Laércio Ghisi. O hospital é uma instituição de ensino, com residência médica em oftalmologia e vem ao longo dos anos crescendo muito no número de cirurgias.

Santa Catarina é destaque em nível nacional nos últimos seis anos como o melhor Estado brasileiro em número de doadores de órgãos por milhão de população, ultrapassando em 2011, índice histórico de 25 doadores por milhão, a mesma taxa dos Estados Unidos.