icone facebookicone twittericone instagram

Viver bem

SAÚDE
Operação verão
Fique atento para escolher os petiscos certos e manter a forma na beira da praia

Com a chegada do verão, há uma busca desenfreada pelo corpo perfeito, principalmente entre os amantes das praias. As pessoas mais organizadas começam a se cuidar ainda no inverno e alcançam o peso ideal antes mesmo da chegada do verão. Na praia, alimentar-se corretamente, principalmente durante o dia, está longe de ser uma prioridade. A solução acaba sendo encontrada nos quiosques e ambulantes que passam vendendo porções dos mais variados alimentos.

“Entretanto, tanto planejamento e esforço podem ir por água abaixo se o consumo alimentar durante as férias não for adequado”, alerta a nutricionista Amanda Epifânio.

Mas sempre é possível aproveitar o descanso sem culpa de elevar o ponteiro da balança e, ainda, turbinar sua saúde. O camarão, por exemplo, é uma fonte ótima de selênio, capaz de neutralizar os efeitos dos radicais livres, principal causa de câncer de pele, e tem muita vitamina B12, importante para o bom funcionamento das células. Sua casca contém fibras insolúveis que, teoricamente, ajudam a normalizar o trânsito intestinal e prevenir a constipação. Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aconselha a comer a cabeça e a cauda, por serem as partes mais ricas em nutrientes. Evite as versões à milanesa, que têm alto teor de gordura.

“A maior parte dos alimentos servidos na areia apresentam uma quantidade enorme de calorias e ainda aumentam o risco de intoxicação alimentar”, explica a nutricionista Mariana Jacob.

 


SAÚDE
TOMOGRAFIA DETECTA CÂNCER DE PULMÃO

A tomografia computadorizada (TC) se consolida como um exame eficiente na detecção e acompanhamento do câncer pulmonar. O exame possibilita uma visão em lâminas milimétricas de todo o pulmão, permitindo detectar e medir as dimensões de um nódulo, sua posição e relação com as demais estruturas ao redor. A TC também pode ser utilizada, quando indicada, como alternativa para guiar biópsias de lesões pulmonares, que auxiliam a fazer o diagnóstico de tumores ainda em estágio inicial, com mais chances de cura, como explica o radiologista de tórax Moacir Moreno Junior, do Centro de Diagnósticos Brasil, em São Paulo.

 


SAÚDE
EXAME DEVERIA SER ROTINA

A tomografia computadorizada deveria se tornar exame de rotina anual para fumantes e ex-fumantes, conforme sugere também a radiologista Claudia Henschke, do Weill Medical College of Cornell University, de Nova York. Um estudo conduzido pela médica revela que o câncer pulmonar pode ser detectado precocemente em 85% dos pacientes submetidos à tomografia computadorizada de baixa dosagem de radiação, possibilitando evitar mais de 80% das mortes pela doença.

 


SAÚDE
ASPIRINA CONTRA O CÂNCER

Tomar uma dose regular de aspirina reduz o risco de câncer a longo prazo em cerca de 60%. Mas o dado só vale para pessoas com histórico familiar da doença, segundo pesquisa realizada pela Queen’s University, em Belfast (Irlanda do Norte).

SAIBA MAIS
Para quem está considerando tomar aspirina, o recomendado é conversar com o médico antes, pois se sabe que a aspirina traz vários riscos para o estômago, incluindo úlceras.

  

SAÚDE
Alívio para as pernas
Especialistas têm nova recomendação sobre meias elásticas

Qual o melhor tipo de meia elástica para suavizar o cansaço nas pernas devido às varizes? Qual o melhor tratamento cirúrgico de varizes? Estas são algumas das questões respondidas pelas duas diretrizes que a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lançou durante o 39º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

O objetivo dos trabalhos é uniformizar as condutas médicas, baseando-as em estudos científicos de boa qualidade, o que vai unificar as práticas em saúde e garantir um melhor respaldo ao médico e uma maior segurança ao paciente. Foram dois anos de estudo, com o auxílio de 142 especialistas de todo o Brasil.

“As diretrizes de utilização – definidas a partir das melhores pesquisas científicas disponíveis, acerca da eficácia e efetividade de intervenções – contribuem para a melhoria da qualidade da assistência e são um poderoso instrumento para a gestão e a regulação dos sistemas de saúde, visto que possuem grande potencial de uniformização das práticas em saúde, além de simplificarem os procedimentos de auditoria médica e o fornecimento de parâmetros clínicos para o tratamento, reabilitação e diagnóstico das principais patologias”, explica o coordenador nacional das diretrizes na SBACV, o cirurgião vascular Aldemar Castro.

A diretriz de “Terapia de compressão elástica dos membros inferiores”, já aprovada na Associação Médica Brasileira (AMB), confirma o benefício do uso da meias compressivas no tratamento das varizes e institui as regras de como prescrevê-las com segurança.

“Três questões são fundamentais na hora de se prescrever a meia elástica: é preciso saber qual a compressão exata de que o paciente necessita, qual o melhor modelo e qual o tamanho da perna”, explica o cirurgião vascular e coordenador desta diretriz, Marcondes Figueiredo.

De acordo com Figueiredo, o uso da meia elástica é importante para evitar dores, mas a técnica não evita o aparecimento das varizes.

“A meia diminui a dor e o edema (inchaço) daquelas pessoas que têm insuficiência venosa ou linfática. A pessoa não terá menos varizes se usar a meia, mas sim ganhará qualidade de vida, pois não sentirá tanta dor ao final do dia”, explica.

A segunda diretriz trata dos tipos de procedimento: conservador, cirúrgico e endovascular. Os médicos fazem uma comparação da qualidade de vida do paciente após os diversos tipos de tratamento: medicamentoso, cirurgia aberta, radiofrequência endovascular, laser e escleroterapia com espuma – em que a espuma é injetada no local.

 


SAÚDE
Acupuntura e TPM

Muito se fala sobre a eficiência da acupuntura no combate à cólica e às dores que vêm com a tensão pré-menstrual (TPM). Segundo Telma Mariotto Zakka, ginecologista, obstetra e pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo, tal método ajuda a aliviar os sintomas desagradáveis, mas para ter efeito é preciso descobrir qual o tipo de dor.

“As cólicas menstruais podem ser classificadas em primárias e secundárias. A primeira começa logo depois da menstruação e não está relacionada à presença de doenças. Já a segunda costuma surgir somente após os 30 anos e relaciona-se a alguma doença pélvica ou ao uso de DIU, por exemplo”, afirma.

Em geral, a acupuntura costuma ser mais efetiva nas cólicas primárias e, até mesmo, no alívio dos sintomas da TPM. Tanto que o tratamento é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que atesta sua eficácia no alívio de cólicas, irregularidade menstrual, entre outros desconfortos.

Os resultados também são vistos na diminuição da depressão, ansiedade, cefaleia e menopausa. A acupuntura se baseia na introdução de agulhas em pontos específicos do corpo.

Segundo Hildebrando Sabato, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), quando esses pontos são estimulados, áreas específicas do sistema nervoso central são ativadas, desencadeando uma série de reações neuroquímicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, como serotonina e dopamina.

 


SAÚDE
Gravidez mais tarde

As brasileiras estão tendo menos filhos e adiando a primeira gravidez. É o que revelam os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2000, a média de filhos por mulher era de 2,38 e, em 2010, caiu para 1,86.

A queda ocorreu em todas as regiões do Brasil. Em contrapartida, aumenta o número de casais que buscam auxílio para engravidar por meio de reprodução assistida. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, hoje já são 5 milhões de bebês de proveta. Por ano, são 100 mil casais que procuram a fertilização in vitro no Brasil. Em países como a França, por exemplo, 5% das crianças nascem após o tratamento de fertilização in vitro.

A pesquisa do IBGE mostra também que, além de terem menos filhos, caiu a proporção de nascimentos entre as mulheres mais jovens. Em 2000, 19% dos nascimentos ocorriam na faixa etária de 15 a 19 anos, e 29% nos limites de 20 a 24 anos.

 


SAÚDE
Para controlar a pressão

Em 29 de novembro, foi lançada no mundo todo uma campanha endossada pela Sociedade Europeia de Hipertensão e pela Sociedade Americana de Hipertensão. A iniciativa, com cunho educativo, tem objetivo de munir as partes envolvidas no tratamento da hipertensão para melhor controle da doença.

Para o lançamento, foi divulgada uma ampla pesquisa mundial, que ouviu mais de 4,5 mil pacientes com hipertensão arterial resistente ao tratamento, a forma mais grave da doença. Participaram cerca de 600 pacientes do Brasil.

Os números impressionam: apesar de cuidados médicos contínuos, 71% dos brasileiros com hipertensão resistente ao tratamento que participaram da pesquisa afirmam que a hipertensão continua a ser seu problema de saúde mais grave. E cerca de nove em cada dez entrevistados (87%) dizem que precisam de novas opções de tratamento.

A hipertensão resistente ao tratamento representa uma séria ameaça à saúde para quase 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

SAÚDE
Uso da talidomida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de oferecer um site para manter cidadãos e profissionais de saúde informados sobre o controle da Talidomida no Brasil. No www.talidomida-anvisa.blogspot.com, há orientações sobre o uso da substância e sobre as novas regras para a prescrição, acesso, controle, monitoramento e fiscalização do medicamento.


SAÚDE
Espumante na dieta

Uma nova dieta libera o espumante, incentivando o consumo de até duas taças por dia. De acordo com o “Daily Mail”, os efeitos benéficos da bebida se potencializam em conjunto a um cardápio equilibrado. De acordo com Elisabeth Weichselbaum, pesquisadora da British Nutrition Foundation, a ingestão de champanha pode ter um poderoso efeito psicológico na manutenção da dieta, além de fazer bem ao coração, cérebro e circulação.