HOSPITAL BETHESDA
247 pessoas são atendidas em cinco dias de trabalho

O ambulatório de oftalmologia atendeu 247 pessoas e fez 701 exames em cinco dias no Hospital Bethesda, em Pirabeiraba. Esta foi a primeira semana de funcionamento da parceria entre uma clínica particular e a unidade.

Visor

VOO SOLO

Foi publicado nesta sexta o edital para a compra de um helicóptero para os Bombeiros Militares em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A aeronave modelo Esquilo (foto) utilizada atualmente para resgate é alugada. Os envelopes serão abertos no dia 14 de dezembro e a previsão é de já contar o helicóptero próprio a partir de março, quando encerra-se o contrato de locação. O custo foi estimado entre R$ 3,5 e R$ 4 milhões.

Hospital inicia consultas para mutirão estadual de cirurgias

O mutirão das cirurgias eletivas, do Governo do Estado, já começou em algumas cidades. Em Lages, o Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (HTR) iniciou as consultas nesta quinta-feira (1º). O Seara do Bem e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) devem iniciar na próxima semana. A iniciativa busca diminuir as filas de espera em Santa Catarina. A meta é fazer com que os 200 hospitais catarinenses participem do mutirão.

Em Santa Catarina, a previsão é que sejam realizadas 22 mil e 600 cirurgias com investimento de R$ 20 milhões. Além da oftalmologia, serão atendidas as especialidades de otorrinolaringologia, cirurgia geral e ortopedia. Nos 18 municípios que fazem parte das Secretarias Regionais de Lages e São Joaquim serão 1.135 procedimentos cirúrgicos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR/Lages), durante a quinta-feira (1º), dez consultas foram realizadas. Cinco pessoas irão fazer cirurgia de hérnia e as outras cinco, de vesícula. Sete pacientes foram encaminhados para a consulta pré-anestésica e a cirurgia dos outros três foi agendada para a primeira semana de janeiro.

Em todas as quintas-feiras serão realizadas as consultas no Tereza Ramos. A previsão é que sejam cinco cirurgias por semana, de hérnia e vesícula. No hospital infantil Seara do Bem, serão 50 cirurgias pediátricas, divididas entre adenóide, amígdalas e hérnia. De acordo com o administrador do hospital, Eder Alexandre Gonçalves, o termo de compromisso está assinado e o trâmite burocrático está pronto.

“Estamos aguardando da Regional de Saúde o fluxo de cirurgias. As crianças vão passar por avaliação médica e anestésica, até mesmo porque há pacientes de outras cidades que não conhecem o médico”, explica Gonçalves.

O auditor da Gerência Regional da Saúde de Lages, Jorge Floriani, afirma que a demanda maior é cirurgia de adenóide, são 200 crianças na espera. As de hérnia e ortopédicas são em torno de 20. “No Tereza Ramos queriam começar ontem. Em torno de 400 cirurgias de vesícula devem ser feitas. Em São Joaquim, já estão sendo realizadas e serão marcadas até o dia 15 de dezembro. No Nossa Senhora dos Prazeres, serão 120 de ortopedia de média complexidade e mais 150 de cataratas”, diz. Floriani comenta que conforme o peso e a condição do paciente, é necessária uma série de exames para garantir a cirurgia.

Outros municípios

As operações de varizes foram transferidas para o hospital São Francisco de Assis, em Santo Amaro da Imperatriz. Cerca de 60 cirurgias em pacientes da Serra Catarinense deverão ser feitas até final de ano. Mais 300 cirurgias de catarata deverão ser encaminhadas para o Centro Integrado de Terapia e Estética, em Palhoça. A média diária é de dez cirurgias de hérnia e vesícula em São Joaquim, no hospital Sagrado Coração de Jesus.

Lages irá realizar 841 cirurgias. Os procedimentos serão realizados seguindo a ordem de inscrição e a prioridade é para pessoas já cadastradas no sistema há mais de dois anos. O governo oferece aos médicos e hospitais incentivos diferenciados da tabela paga pelo SUS, considerada defasada.