CONTROLE
Câncer

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulga hoje uma lista de recomendações para o controle da mortalidade do câncer de mama. Entre elas, o prazo máximo de três meses entre diagnóstico e cirurgia. Também fixa o início das terapias complementares (como químio e radioterapia) entre 60 e 120 dias após o tratamento inicial

CAMINHADA
A passos largos
Saiba como potencializar as caminhadas e evoluir o seu treino diário

Para quem quer fugir do sedentarismo, não importando a idade, o melhor é caminhar. Além de ser uma excelente forma de exercitar o corpo todo, basta um bom tênis e disposição. Se você pretende correr, mais um motivo para iniciar com este exercício, respeitando sempre seus limites.

O ideal é aumentar a quilometragem e a velocidade gradualmente. Uma caminhada vigorosa oferece mais vantagens se comparada com uma corrida muito lenta. Para evoluir com segurança, vale lembrar que é preciso estar com os exames médicos em dia e procurar um profissional de educação física.

Jefferson Saavedra
ESTÁ MATANDO MAIS, SIM

Quem anda impressionado com o número de acidentes de trânsito com mortes em Joinville não está com sensação errada. Tem morrido muita gente mesmo. A Secretaria de Estado de Saúde aponta 112 mortes ocorridas neste ano na cidade. Como Joinville conta com hospital referência em trauma, o São José, nem todas as vítimas sofreram acidente na cidade, vieram de cidades vizinhas. Mas a esmagadora maioria, perto de 90%, sofreu o acidente em Joinville. As estatísticas analisadas pegam os dados até o final de setembro, o violento outubro ainda não contabilizado. Desde 2006 não era registrado um ano tão violento no trânsito de Joinville. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as mortes cresceram 35%. Uma informação importante: em setembro, quando foram intensificadas as campanhas de prevenção e a mídia destinou um bom espaço ao tema por causa da Semana Nacional do Trânsito, o número de mortes foi o mais baixo do ano.

TUDO ROSA
Caminhada rosa contra o câncer

Leques nas mãos, balões, perucas e camisetas tingiram em tons de rosa as ruas do Centro de Blumenau, ontem pela manhã. A caminhada contra o câncer de mama começou às 9h, na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, na Rua Itajaí. O grupo de mais de 600 pessoas, entre homens e mulheres, percorreu a Rua XV de Novembro e se concentrou no Parque Ramiro Ruediger.

A mobilização serviu para despertar atenção das blumenauenses para a importância do diagnóstico precoce da doença. A caminhada é o último da série de eventos que compuseram o Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama, que aconteceu em todo o mundo.

Visor-

O Ministério Público instaurou inquérito civil público para investigar a falta de material para biópsia hepática no Hospital Governador Celso Ramos.